Vencedora do Concurso Internacional de redação vicentina é brasileira!
O concurso de redação sobre Emmanuel Bailly lançado e promovido pelo Conselho Geral Internacional (CGI), divulgou hoje (12), os três primeiros colocados entre os 40 vicentinos participantes de todo o mundo.
Quem recebe o prêmio de 2 mil euros é a consócia Luciana Moreira (47), da Conferência Imaculada Conceição, Unidade Vicentina que a consócia faz parte, na área do Conselho Metropolitano de São Carlos (SP). Metade do prêmio deverá ser destinado a projetos de Mudança de Estruturas (promoção social) que serão desenvolvidos pela Conferência em questão.
O segundo e terceiro lugar, ficaram com Fernando Lusanrhi (de Siri Lanka) e Rosely Mpatogera (de Uganda), respectivamente. O concurso foi elaborado com a proposta de incentivar os vicentinos a conhecerem um pouco mais sobre a vida de Bailly que, ao lado de Antônio Frederico Ozanam, foi um dos fundadores da SSVP.
Luciana decidiu participar, não pela competição, mas para motivar os vicentinos da região onde mora. “Quando há concursos, a cidade de Limeira nunca é representada e eu vivo cobrando a participação dos vicentinos. Foi, então, que decidi dar o exemplo e me inscrevi. Nunca imaginei que tivesse alguma chance de ganhar. Eu só queria motivar os confrades e consócias daqui. O prêmio foi uma consequência”, afirma a vicentina que trabalha como fonoaudióloga.
Luciana conta que encontrou certa dificuldade em achar materiais que ajudassem na construção de sua redação. Logo, recorreu ao filho que mora na Suíça. Ele encontrou em uma biblioteca virtual na França, uma tese sobre Bailly. A Universidade não permitia que tirassem cópias do material, o que aumentou ainda mais a dificuldade da consócia. Sendo assim, a solução que encontraram foi que seu filho lesse página por página da dissertação e ela foi anotando em tópicos, os assuntos mais importantes, que seriam usados para fundamentar sua redação. Ao todo, foram cerca de 3 meses de trabalho.
Ao receber a notícia que havia vencido o concurso, Luciana ficou incrédula: “Na verdade, até agora, eu não acredito que venci. Quando o presidente-geral (Renato Lima) me ligou, minhas pernas tremeram muito”.
O dinheiro destinado à vencedora, segundo ela, será usado para fazer uma viagem até a Suíça e se reencontrar com o filho; já a parte da Conferência, será para a abertura de algum curso de formação profissional dos assistidos, provavelmente, na área alimentícia.
O título da dissertação de Luciana é ‘Emmanuel Bailly: o grande guia da SSVP’. Ao estudar a biografia dele, a consócia afirma ter conseguido um importante aprendizado. “Bailly era um homem muito sábio e paciente. Sabia que era preciso esperar, pois as coisas aconteciam no tempo certo de Deus. Sempre foi muito ponderado. E eu quero ser igual a ele. Com calma e paciência, sei que a gente consegue alcançar o que desejamos”.
O prêmio será entregue pelo presidente-geral que fará uma visita à Conferência dela nos próximos meses e a dissertação será publicada no site do CGI. Acompanhe..
Fonte: Redação do SSVPBRASIL