UM NATAL CELEBRADO COMO NUNCA, COM JESUS COMO SEMPRE
Que expectativa quando se aproxima o Natal. Todos os anos as famílias se mobilizam para se encontrar naquela linda noite de celebração, confraternização, de alegria, de orações. Neste ano, ante tudo que estamos vivendo, assunto que já estamos exaustos de ouvir, quero focar neste natal diferente, mas que deveria ser igual. Igual porque a essência do Natal deveria ser a celebração do nascimento do Menino Deus, da manifestação do amor de Deus pela humanidade, quando decidiu enviar seu filho para este mundo. Recordo-me que com nosso primeiro rebento ainda criança, neste período, colocávamos ele no carro e passeávamos pelas ruas e ele se encantava com tantas casas iluminadas, tantos presépios expostos, era lindo. A cidade literalmente reluzia. Fiz isso também com minhas outras duas pequenas e a cada ano fomos observando menos casas iluminadas, e mais papais noeis pendurado, menos presépios e mais presentes. E por várias vezes conversamos sobre isso juntos. Buscávamos explicação para esta substituição de significados e não entendíamos o porquê. Mas aí tivemos que viver um novo momento. Tivemos que resignificar muitas coisas, muitos pensamentos, muitos valores.
Passou o ano e novamente chegamos ao advento. E aí fiquei pensando, pela situação que o mundo todo está enfrentando: como celebrar então este momento, no contexto atual? Com bebidas, festas, trocas de presentes? Claro que não!!! Temos a grande oportunidade de resgatar em nossas famílias a chance de tornar este natal mais espiritualizado, mais divino, mais iluminado e o melhor: sermos mais evangelizadores do que nunca. Você, confrade e consócia, construiu seu presépio, iluminou sua casa para representar a luz de Cristo que há de chegar, está rezando o terço com sua família, está acendendo as velas do advento (ritual que também tem um roteiro com lindas orações), escolheu um horário de missa no dia do Natal para participar com seus familiares, preparou seu momento de oração para este grande dia? Ou ainda está preocupado, preocupada como será a ceia, como acolher os parentes e amigos que todos os anos frequentam sua casa, estar lamentando por não poder fazer aquela viagem, ou não poder repetir aquela festança de sempre? Ou está preparando sua casa, conversando com todos para fomentar esta espiritualidade tão em falta em tantas famílias? Lembra da quaresma deste ano? A quantos anos não se vê celebração tão bonita, tão cheia de fé? Tudo feito praticamente nas casas, cada um com suas famílias. Tive oportunidade com minha família de fazer todo aquele roteiro lindo disponibilizado virtualmente pela Diocese de Divinópolis. Senti minha família muito mais unida.
Agora temos a novena do Natal, também disponibilizada em livros, em canais de rede social de vários padres, roteiro para o dia do Natal, missas virtuais e presenciais. Se olharmos para aquele simples presépio, entenderemos que há anos estamos alimentando um Natal de consumismo, de festas humanas, enquanto que Jesus a cada ano, permanece mais distante de nossas casas e nossos corações. É nossa grande oportunidade de apresentar para todos a maravilha deste Jesus que vem para transformar nossas vidas, que merece um lugar de destaque em nossos lares, em nossas vidas e em nossos corações.
É momento de valorizar este dia 25 de dezembro como um marco na história da humanidade, como um dia de esperança, uma manifestação da ação de Deus por amor a todos nós. Estamos convidados a experimentar um Natal santo que certamente nossa geração não teve a oportunidade de vivenciar. Se você ainda não se preparou, ainda há tempo. Aliás para Jesus sempre há tempo. Faça de sua casa também um lindo presépio, faça de seu lar uma manjedoura, deixe que vejam a luz de Cristo brilhar através dela, através de você!
Vamos fazer este verdadeiro espírito de Natal tomar vida e força e assim, fazer brotar de novo a essência de nossa existência para que este NATAL SEJA CELEBRADO COMO NUNCA, COM JESUS COMO SEMPRE!!!
Consócia Marilene Aparecida Melo Paulino
Conferência São Francisco de Sales
Conselho Particular São Francisco de Assis
Conselho Central de Pará de Minas /MG