Terceiro dia da Assembleia Internacional em Roma
Dedicado às apresentações institucionais da Diretoria Executiva e dos Vice-Presidentes Gerais Adjuntos e suas equipes de trabalho.
A missa foi presidida pelo padre Giuseppe Guerra, que também foi convidado a participar da assembleia para comentar a situação do processo de canonização de Ozanam, que está progredindo favoravelmente. Em seguida, houve uma palestra espiritual do Pe. Motto, que se concentrou na fraternidade e na boa comunicação dentro da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Durante a sessão da manhã do dia 15 de junho, os participantes da assembleia apreciaram os relatórios da Diretoria Internacional.
O primeiro foi o 16º Presidente-geral, o confrade Renato Lima, que apresentou seu relatório moral, descrevendo os destaques de seu último ano no cargo. Em seguida, foi a vez do confrade Larry Tuomey, que apresentou a boa situação financeira do Conselho Geral Internacional e explicou os principais detalhes do orçamento para 2023. Para concluir esta seção, a consócia Marie Françoise Salesiani-Payet apresentou seu relatório sobre a Secretaria Geral e descreveu todo o trabalho que é realizado ao longo do ano nos escritórios da nova sede internacional, localizada na Rue de la Glaciére, 65, Paris. Todos esses relatórios foram aprovados. Treze resoluções estatutárias também foram lidas e aprovadas.
À tarde, foi a vez dos vice-presidentes gerais adjuntos. Joseph Makwinja, 1º Vice-Presidente Geral Adjunto, e sua equipe (composta pela Vice-Presidente de Formação, Marisa Tellez, e pelo Vice-Presidente Internacional da Juventude, Willian Alves).
No nível da formação, vale a pena mencionar a recente reunião no final de 2022 com os delegados territoriais para a formação. Na área da juventude, a reunião de seus delegados internacionais que ocorreu no final de 2022 em Paris e a próxima Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá no início de agosto de 2023 em Lisboa, Portugal.
O segundo Vice-Presidente geral adjunto, confrade Sebastián Gramajo, também deu as informações mais importantes sobre seu trabalho, juntamente com sua equipe, composta pelo vice-presidente internacional de estrutura, confrade Maurice Yeung, e pelo vice-presidente internacional de relações institucionais, confrade Antonio Gianfico.
Na seção de relações institucionais, podemos destacar a participação nos eventos da Família Vicentina e a relação com a Santa Sé, o bom andamento do processo de canonização de A.F. Ozanam e o bom trabalho com outras instituições próximas à SSVP, com as quais tentamos firmar acordos de colaboração. Com relação à estrutura internacional, devem ser destacadas as reuniões de monitoramento e coordenação dos Vice-presidentes Territoriais Internacionais e a coordenação necessária para unificar os critérios de ação e fortalecer ou desenvolver a presença da SSVP no mundo.
A terceira Vice-presidência geral Internacional Adjunta, dirigida pelo confrade Juan Manuel Buergo, é composta pela Vice-presidência Internacional de Solidariedade e Projetos Especiais, coordenada pelo confrade Ralph Middlecamp, e na Vice-presidência Internacional de Governança e Assuntos Estratégicos, pela qual o confrade Alfons Ten Velde é responsável.
Na área de solidariedade, a Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento (CIAD) e o Fundo Internacional de Solidariedade (FIS) estão realizando um grande trabalho. Por outro lado, grandes avanços estão sendo feitos com relação ao protocolo de boa governança dentro da SSVP e os conflitos internos que às vezes ocorrem dentro da SSVP estão sendo resolvidos por meio da figura do Ombudsman.
Os workshops de treinamento para os Presidentes Nacionais da SSVP começam amanhã