Talk Show. União fraterna através das redes sociais
Este debate com o Presidente Geral é um exemplo de como colocar as novas tecnologias ao serviço da fé e da caridade, bem como uma demonstração tangível de como nos mantermos unidos nas dificuldades.
Em 18 de abril, em uma nova demonstração de diálogo, proximidade e transparência, o Presidente Geral voltou a abordar seus membros para responder a todas as suas perguntas de forma clara e simples, sem intermediários e diretamente, graças à conexão online da OzanamTV e de todos os intérpretes e técnicos que viabilizaram a transmissão nos 4 idiomas oficiais da SSVP (inglês, francês, espanhol e português).
Essa é a essência do Talk Show, um bate-papo amigável entre membros que desejam simplesmente expor os assuntos que mais os preocupam ou saber quais são os desafios que a SSVP tem pela frente hoje.
Entre as questões centrais que surgiram ao longo do debate, encontramos a preocupação com o desenvolvimento da espiritualidade nas Conferências, os avanços no processo de canonização de Ozanam, o papel necessário da juventude, a capacidade de adaptação aos tempos de pandemia e a importância da comunicação e formação para influenciar a sociedade civil e orientar o bom andamento da SSVP.
Durante a transmissão de 2 horas, o Presidente Geral destacou a necessidade de caminhar junto com a Família Vicentina e a Igreja, para nos apoiar nos valores do nosso carisma e para aumentar a empatia e resiliência para superar qualquer desafio, especialmente o que temos agora com a pandemia e, assim, tornamos a rede de caridade uma realidade, tanto para com os nossos “mestres e senhores” como entre os nossos membros, para que ninguém fique sozinho e desamparado.
O Presidente Geral também falou da importância da liderança dentro da SSVP, da necessidade de assumir responsabilidades e amar as Conferências, oferecendo generosamente nosso tempo e habilidades.
Outros temas importantes do dia trataram da nova data para a Assembleia Geral, que em função da pandemia ocorrerá um ano depois, em 2023, o bom trabalho da SSVP em organismos internacionais como ONU e UNESCO, além de participação no Vaticano por meio de dois dicastérios, “Serviço de Desenvolvimento Humano Integral” e “Leigos, Família e Vida”.
Da mesma forma, eles discutiram o “protocolo de salvaguarda da SSVP” em termos do compromisso de proteger crianças e grupos vulneráveis, e grande importância foi dada ao sistema da União Fraternal da SSVP, à Comissão Internacional de Ajuda e Desenvolvimento e ao Fundo Internacional de Solidariedade ( FIS), ponto em que Renato Lima destacou que o acompanhamento e a colaboração não são apenas econômicos, mas também espirituais.
Nosso Presidente Geral assegurou que a SSVP é uma forma de vida que busca a santidade, e que neste ponto podemos olhar o exemplo dos fundadores das Conferências e de tantos outros que, tendo feito parte de nossa instituição, são agora reconhecidos pela Igreja como santos, beatos, veneráveis, servos de Deus,… reforçando a ideia da união entre oração e ação, que é o princípio básico do nosso carisma. Em outras palavras, não ficamos impassíveis diante do sofrimento do próximo, nossa forma de entender a fé nos faz agir com senso de justiça e caridade.
Para finalizar, e com o desejo de ver culminar o processo de canonização de Ozanam, Renato Lima pediu aos membros que se juntassem ao jejum que, no dia 23 de cada mês, o Conselho Geral Internacional propõe como sinal de comunhão e apoio a esta causa por parte de todos os vicentinos do mundo, esperando ver Ozanam nos altares.
O próximo Talk Show será, se Deus quiser, em 30 de outubro de 2021.