Talk Show com o Presidente-geral
Uma conversa fraterna que aproxima o dia a dia do Conselho Geral a todos os membros
Mais uma vez, o Presidente-geral Internacional, confrade Renato Lima de Oliveira, colocou-se à disposição dos membros de todo o mundo, ao vivo, através dos canais do Facebook da Ozanam TV, e mais uma vez foi um grande sucesso, pois os vicentinos foram capazes de fazer todos os tipos de perguntas sobre o futuro da SSVP no mundo com quem tem responsabilidade de presidir o Conselho Geral Internacional e que, a cada dia, toma importantes decisões para o futuro das Conferências e Conselhos.
Os temas centrais deste debate entre o Presidente-geral e os confrades e consócias foram: o processo de canonização de Antônio-Frederico Ozanam; a formação vicentina; jovens na SSVP; a Jornada Mundial dos Pobres; a presença da SSVP no mundo; o trabalho das Conferências durante a pandemia; o modelo vicentino de serviço; e a questão global dos desabrigados, migrantes e refugiados.
Sobre todos esses aspectos, o Presidente-geral deu informações em primeira mão e ofereceu comentários cheios de experiência e vivência.
Sobre o processo de canonização de Ozanam, ele comentou que está se aproximando a data em que ele será proclamado santo pela Igreja, mas continua a pedir orações a todos os vicentinos para que esse fato se torne realidade em breve.
Durante a conversa com o Presidente houve vários momentos em que os membros perguntaram sobre a formação vicentina. Nessa altura, o confrade Renato Lima lembrou a importância de conhecer a história da SSVP e a vida e obra de seus principais fundadores. O Conselho Geral está fazendo um esforço muito importante para informar sobre esses assuntos.
Entre outros livros vicentinos, falou-se de um projeto para tornar ainda mais conhecida a figura de Amélie Soulacroix Ozanam e também sobre o novo livro de “Crônicas Vicentinas 5” escrito pelo Presidente-geral, que foi elaborado com o intuito de desenvolver a formação e carisma dos confrades e consócias.
Em relação aos jovens na SSVP, o Presidente informou sobre a edição de um manual para a criação de Conferências em ambiente universitário (que já está disponível na web www.ssvpglobal.org), mas também falou da necessidade de facilitar um espaço para os jovens atuarem e que possam ter contato com os mais necessitados, exercendo a caridade de forma direta e imaginativa.
O Presidente-geral também falou sobre o Dia Mundial dos Pobres e a necessidade de se caminhar sempre de mãos dadas com a Igreja, mas principalmente nessas questões que são tão nossas, tão vicentinas. O Conselho Geral, por meio de seu Assessor Espiritual, Pe. Andrés Motto, preparou um documento (que também pode ser encontrado na web www.ssvpglobal.org) sobre a importância deste evento dentro da nossa instituição, contendo 10 dicas úteis sobre como celebrar a data nas Conferências.
Outro ponto importante foi o serviço vicentino durante a pandemia. Para o Presidente-geral, há duas palavras que abrangem a posição vicentina nestes tempos: compaixão e resiliência. Ele também falou da necessidade de estar sempre perto das pessoas mais necessitadas e para retomar a atividade de todas as obras vicentinas respeitando as normas de segurança sanitária.
Também foi feita uma revisão do modelo de caridade vicentina, quanto ao que deve ser focado no desenvolvimento de pessoas que estão imersas na pobreza, não apenas por meio distribuição de alimentos e roupas, mas tem-se que ir mais longe, no sentido da formação, educação e obtenção de um emprego. “Isso é mudança sistêmica e essa é a missão final dos Vicentinos, criar oportunidades reais de reinserção social àqueles que não têm opções para seguir adiante e realizar este serviço com fé e compromisso cristão”, enfatizou o confrade Renato Lima.
O nosso Presidente discorreu também sobre a importância da defesa dos mais desfavorecidos, entre os quais há desabrigados, sem-teto, migrantes e refugiados. Os vicentinos precisam receber estas pessoas e se colocar no lugar delas, buscando entender que eles querem o mesmo que qualquer outro ser humano, e que devemos proteger os seus direitos e dar-lhes voz. A “Campanha das 13 Casas” da Família Vicentina é um exemplo claro de serviço aos sem-teto que, como Vicentinos, temos que nos promover e desenvolver em nosso meio.
Por fim, o confrade Renato Lima fez um apelo em defesa da família, não apenas da Família Vicentina, ao qual todos pertencemos espiritualmente, mas à família como centro de estabilidade social e pessoal de cada um de nós, um lugar onde o amor cresça e seja um núcleo de convivência e aprendizagem dos valores cristãos. “A proteção da família é a base para o desenvolvimento humano e nós vicentinos devemos defendê-la de todos os agentes externos que querem destrui-la. Sem uma família, não somos nada”, externou Renato.
Agradecemos à Equipe da Ozanam TV pela produção e transmissão deste evento, bem como pelo apresentador, confrade Rodrigo Santos, pelo seu bom trabalho. Esse tipo de evento (talk show) com o presidente começou antes da pandemia e faz parte do desenvolvimento da transparência e diálogo com as bases, segundo especificado no planejamento estratégico do Conselho Geral.
Esta grande experiência dos confrades e consócias com o Presidente-geral terá sua próxima edição no dia 24 de abril de 2022.
Esperamos vocês! Preparem suas perguntas.