SSVP participa de seminário de 25 anos da LOAS
No dia 07 de dezembro, foi realizado em Brasília,
o seminário “25 anos da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas): avanços na proteção social no Brasil”. Evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. E a Sociedade São Vicente de Paulo, foi representa pela consócia Marcia Teresinha Moreschi, vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) para a Região V.
Cerca de 200 pessoas da rede de assistência social e organismos internacionais, estiveram presentes. Elas ouviram propostas com o objetivo de destacarem os avanços e discutirem as ações que possam ser incorporadas e aprimoradas pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas)
O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, destacou durante a abertura a importância da Lei no nosso país. E ainda ressaltou que o grande desafio é garanti que o sistema tenha continuidade, mesmo possivelmente sofrendo corte de recursos.
No encontro, o ministro Alberto Beltrame assinou ainda portaria que possibilita a utilização da Plataforma de Cidadania Digital como instrumento para solicitar a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Sublinhou que a plataforma “vai apoiar tanto o Ministério quanto as entidades, gerando mais economia de tempo, de recursos, agilidade e transparência”. O CEBAS é concedido às instituições privadas e sem fins lucrativos que prestam atendimento na área de saúde, educação e assistência social, e isenta de contribuição à seguridade.
Foram apresentados durante todo evento, trabalhos ligados a temas como: políticas de proteção social na América Latina; inovações nas governanças da proteção social, convivência familiar e comunitária como elemento de proteção social, desenvolvimento da autonomia e proteção social em situações de emergência.
PERCEPÇÃO
A consócia Márcia ficou muito feliz com a informação sobre a Plataforma Digital, que pode baratear os custos para as entidades em até 30% no envio de documentações para o Cebas. Ela ainda viu de forma muito positiva a postura do ministro Beltrame em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Ele disse que é possível os gestores públicos terem empatia pelo próximo e se colocarem no lugar do outro. Esta humanização de um ministro é muito importante”.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL