SSVP Internacional condena incêndios em igrejas católicas
O Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo publicou uma declaração no site www.ssvpglobal.org, assinada pelo 16º Presidente-geral, o confrade brasileiro Renato Lima de Oliveira, repudiando a queima de paróquias e capelas católicas, cujos episódios recentes vêm deixando a cristandade perplexa.
Na declaração, o Conselho Geral afirma: “Os lamentáveis e inaceitáveis episódios envolvendo incêndios em templos católicos fazem-nos refletir sobre o crescimento da intolerância religiosa. Nós, da SSVP, não podemos assistir passivamente ao que vem acontecendo com as igrejas que estão sendo alvo de incêndios, pichações, profanações, roubos e vilipêndios”.
O atual mandato do Conselho Geral tem procurado, diante dos diversos problemas sociais que assombram a humanidade, publicar declarações contundentes com base na visão vicentina – sob o olhar da caridade, da compaixão e do respeito entre as pessoas – sobre diversas temáticas, como a violência às mulheres, terrorismo, aborto, proteção à infância, preconceito e racismo, inúmeros apelos à paz entre as nações em guerra, entre outras.
“Nós, vicentinos, somos arautos do Evangelho e promotores da paz. Somos, também, a voz dos sem voz. Esse trabalho institucional focado na advocacia dos pobres é fundamental para podermos denunciar as injustiças sociais e buscarmos soluções para as causas da pobreza. O bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam costumava agir assim, e nós, como espelho de Ozanam, precisamos atuar da mesma maneira”, defendeu o nosso confrade Renato Lima.
Pede-se que a referida declaração seja lida em todas as reuniões das Conferências e Conselhos nesta semana.
Clique aqui para ler a declaração do Conselho Geral.
Confrade Renato Lima de Oliveira
16º Presidente-geral