SSVP e Depaul estão juntas, em estreita colaboração para uma efetiva ação humanitária na Ucrânia
Conselho Geral Internacional / Notícias do mundo
O acordo prevê o repasse de recursos mensais por um ano
A guerra na Ucrânia afetou desproporcionalmente as pessoas já vulneráveis, especialmente mulheres e crianças, pobres e idosos, além daqueles que vivem em instituições e os deficientes.
Aqueles que estão em melhor situação e com mobilidade conseguiram deixar o país. A situação daqueles que não podem sair está se deteriorando e ficará muito pior com o início do inverno, especialmente porque muitos vivem em moradias precárias e danificadas.
A resposta que a SSVP na Ucrânia pode dar a estes problemas é limitada. Há apenas algumas Conferências ativas e não há um Conselho Nacional. Mas a DEPAUL International (ramo da Família Vicentina) está bem estabelecida em várias partes da Ucrânia, sendo bastante ativa no terreno.
A última Plenária Anual do Conselho Geral, realizada em junho de 2022 em Paris, aprovou o princípio de haver uma colaboração mais estreita entre a SSVP e a DEPAUL, pois esta seria a maneira mais rápida e prática de prestar assistência humanitária para os necessitados na Ucrânia e utilizar fundos dedicados à disposição do Conselho Geral, doados por vários países.
A DEPAUL concordou em estabelecer um “Centro Dia” em Kharkiv para prestar serviços humanitários e sociais para os ucranianos que necessitem de assistência. Na reunião do dia 10 de setembro de 2022, a diretoria do Conselho Geral concordou em celebrar um “Memorando de Entendimento” formal com a DEPAUL.
Sob os termos desse Memorando, a DEPAUL estabelecerá e funcionará um “Centro Dia” em Kharkiv como base para um serviço de extensão para o fornecimento de assistência humanitária às pessoas vulneráveis da localidade, em suas próprias casas. O objetivo é atingir 1.000 indivíduos. A SSVP se comprometeu a fornecer 10.000 euros por mês durante 12 meses como sua contribuição para os custos, renovável por mais 12 meses, se assim for decidido.
O “Memorando de Entendimento” foi assinado pelo nosso Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, e por Matthew Carter, Diretor executivo da DEPAUL International. O caminho agora está claro para que o projeto avance rapidamente. As necessidades com as quais ele se confronta são enormes e rezamos para que, com a ajuda de Deus, esta colaboração entre dois membros da Família Vicentina – SSVP e DEPAUL – faça uma diferença real na vida das pessoas pobres e vulneráveis de Kharkiv.
“Esse confronto entre nações é deplorável. Unimos as nossas orações a todos aqueles estão sofrendo com as consequências dessa guerra sem sentido, e apelamos às autoridades, de ambos os lados, que encontrem uma solução diplomática, urgentemente. Em pleno século XXI, é inadmissível que ainda tenhamos que enfrentar esse tipo de conflito entre os povos. Falta-nos Jesus”, destacou o Presidente-geral, que pretende fazer uma visita à fronteira com a Ucrânia em dezembro próximo.
- Clique aqui para conhecer o teor do Memorando.