SSVP do Brasil investe nos Projetos Sociais para transformar vidas
Projetos de geração de renda e qualificação para o mercado de trabalho ajudam no combate à pobreza.
Desde o ano de 2011 a SSVP do Brasil tem priorizado os investimentos em projetos sociais apresentados pelas conferências do país. Os projetos sociais da SSVP brasileira são iniciativas com foco nas Mudanças de Estruturas, ou seja, que vão contribuir efetivamente no processo de retirada do assistido da situação de pobreza, seja por meio de um programa de geração de renda ou até mesmo na qualificação para o mercado de trabalho.
Os projetos são analisados por uma comissão do Conselho Nacional e, em caso de aprovação, recebem a dotação orçamentária solicitada para sua execução. Os projetos passam antes pela análise dos Conselhos Centrais e Metropolitanos, que então fazem a inscrição de seus projetos para a seleção realizada anualmente. Nos últimos 3 anos, o número de projetos tem aumentado, com uma participação cada vez maior das conferências. Foram aprovados neste período 104 projetos com um investimento total de 828.000 Reais (aproximadamente 208.000 USD).
Na cidade de Porto Seguro, Bahia, um dos projetos aprovados foi o “Projeto Arco-íris”, um espaço que oferece gratuitamente cursos de capacitação profissional, reforço escolar e aulas de inglês. Os recursos aportados ao projeto foram utilizados na reforma o espaço, onde são ministradas aulas de reforço escolar em matemática e inglês, além de outros cursos de for nação profissional.
Os projetos sociais da SSVP do Brasil incentivam o protagonismo e o empreendedorismo, ajudando na conquista da independência financeira das famílias assistidas pelas Conferências Vicentinas. É o caso de outro projeto, da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde uma conferência recebeu recursos para a compra de um carrinho e equipamentos para que a assistida possa vender pipoca nas ruas da cidade.
Para o Presidente do Conselho Nacional da SSVP do Brasil, Cristian Reis da Luz, os projetos sociais têm ajudado as conferências vicentinas na missão de transformar vidas: “através dos projetos sociais podemos ouvir e realizar o sonho das famílias assistidas. As centenas de projetos já contemplados no Brasil são uma oportunidade de os assistidos construírem um futuro melhor através do seu próprio trabalho”, afirmou.
A seleção de novos projetos que receberão apoio no ano de 2021 já começou. O edital de chamada dos projetos já foi divulgado e agora as conferências vicentinas começam a preparar as propostas a serem submetidas ao Conselho Nacional.
Fonte: SSVPGLOBAL