SSVP Digital
A utilização de ambientes virtuais é uma grande tendência mundial. Diversos segmentos da economia estão dedicando esforços na utilização da tecnologia da informação para alcançar e envolver os clientes, aumentar a produtividade dos colaboradores e aperfeiçoar suas operações e processos internos.
Tecnologia da informação é tudo que podemos imaginar de hardwares, softwares, bancos de dados, redes, dispositivos eletrônicos que são utilizados para tratar a informação e auxiliar a comunicação. As empresas que investem em tecnologia da informação são denominadas digitais e tendem para uma estrutura organizacional achatada e com alto grau de comprometimento das equipes. Sistemas de informação integrados são ferramentas poderosas de apoio e gerenciamento das operações dessas empresas. Nas empresas digitais são realizados investimentos em sistemas e plataformas que permitem contato e interação com seus parceiros e clientes seja para venda de produtos, fidelizações, melhoria de processos internos e também capacitação de pessoas.
A mudança é uma constante no mundo, a geração virtual já está presente com todos os seus artefatos tecnológicos. As alternativas tecnológicas são inúmeras e podemos conceber diversas soluções para todos os tipos de instituições. Hoje já temos soluções para o armazenamento dos livros de Atas, para o cadastro de unidades e de membros, para o registro e armazenamento de mapas e também meios de comunicação bem mais eficazes do que na época das cartas de Ozanam. A juventude vicentina sabe conceber soluções mais práticas e direciona esforços para construção da grande rede de caridade neste “novo” ambiente. Como instituição de vanguarda a Sociedade de São Vicente de Paulo sempre se esforçou para não perder o bonde da história. Fiel ao seu compromisso de renovar sem cessar e de se adaptar às condições de mudança dos tempos.
Segundo especialistas 60% das profissões que dominarão a próxima década ainda não existem e grande parte delas estará relacionada a tecnologia da informação. Ignorar esta tendência de mercado poderia afastar a SSVP e seus assistidos dos grandes mercados geradores de empregos e serviços, mas a SSVP se mantém antenada com as novas tecnologias e no surgimento dessas novas profissões. Nossas visitas aos pobres continuam com na época de Ozanam sendo realizadas por jovens de uma instituição que sensibiliza seus membros, sua estrutura e seus assistidos seguindo o caminho da modernidade que hoje chamamos carinhosamente de SSVP digital.
Confrade Marco Túlio de Oliveira e Britto
Conferência Santa Amélia | Conselho Particular Santa Amélia
Conselho Central Imaculada Conceição de Venda Nova