SSVP Brasil entrevista pe. Mizael Poggioli
Padre Mizael Poggioli é da Congregação da Missão (ordem religiosa fundada por São Vicente de Paulo). Cabe a ele todos os anos escrever o livro que vai subsidiar os trabalhos dos vicentinos nos próximos 365 dias, sobre os temas adotados pelo Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP). Para 2016, o tema escolhido é “Um olhar de caridade” e padre Mizael já lançou uma obra relacionada.
A equipe de comunicação da SSVP BRASIL, entrevistou o autor do livro. Na entrevista, o padre comenta quais são as perspectivas para o trabalho deste ano. Confira:
SSVP BRASIL – Qual o principal ensinamento do livro?
Padre Mizael – O enfoque do livro, no seu texto e contexto, quer chamar a nossa atenção sobre um dos pontos chaves do nosso olhar, ou seja, olhar as pessoas e seus problemas não a partir de nós mesmos, mas a partir do “outro” que é pobre, que não tem casa, que não tem boa qualidade de vida, que não teve e não tem oportunidades para ter o suficiente para viver, que nunca foi capacitado e, portanto, não tem as mínimas condições em competir com os demais que foram melhor preparados para o mercado de trabalho. Enfim, daqueles que se encontram às margens de uma sociedade neoliberal que por si só é criadora de exclusões e marginalizações. Por isso, no serviço que prestamos para ajudar os Pobres a saírem da pobreza e da miséria, se faz necessário entrar no mundo dos Pobres para ver e conhecer a cruel realidade em que vivem. É necessário, com um olhar atento e tendo em vista esse processo de mudança, conversar com as pessoas para ver o que elas pensam, refinar ideias e práticas, fazer parcerias e conexões. É um ponto muito importante mobilizar colaboradores. Como Vicente de Paulo e Frederico Ozanam, incentivar as pessoas para que respirem as mesmas ideias, que busquem os mesmos objetivos. Incentivá-las a ser multiplicadoras de uma nova ordem.
SSVP BRASIL – Se efetivado o ano temático, de que forma os assistidos pela SSVP podem ser beneficiados por ele?
Padre Mizael – Vicente de Paulo falava que não falta gente para fazer a “caridade” e muitas a praticam efetivamente; é preciso organizar a Caridade. A organização exige uma série de pré-requisitos para que seja efetivada. Um desses requisitos é o conhecimento da realidade e a adaptação a novas metodologias. Para conseguir êxito, em muitos casos, se faz necessário ter bem clara a visão daquilo que vai se fazer. Nesse caso, é preciso olhar de frente para a realidade e inovar, transformar e, quem sabe, até mudar radicalmente a maneira de “fazer” para que os objetivos possam mais facilmente ser alcançados. Um novo olhar ou a mudança de olhar pode ser iluminador de novos caminhos e de novas práticas. Fala-se aqui de metodologias adaptadas para novos tempos. Com esse tipo de mudança, o serviço que prestamos poderá ser mais eficiente e, assim, pode-se fazer mais e melhor para proporcionar vida mais digna para as pessoas. O tema leva também a refletir sobre a qualidade de nossos serviços. Se temos uma visão positiva e inovadora, o trabalho fica sempre mais fácil e se obtém resultados mais satisfatório. E quem vai beneficiar-se desse aperfeiçoamento serão os Pobres. Nessa nova visão, sob um olhar de caridade, os assistidos não serão mais visto como objetos de nossa caridade, mas sim, serão sujeitos de sua própria história e protagonistas de seu desenvolvimento. Os Pobres serão beneficiados porque receberam um atendimento mais refinado e estarão mais seguros para fazer as transformações que desejam para suas vidas.
SSVP BRASIL – Deixe uma mensagem aos leitores do SSVP BRASIL.
Padre Mizael – Sempre costumo dizer que, nos nossos afazeres cotidianos, muitas vezes falta-nos oportunidade para a formação na perspectiva da Espiritualidade Vicentina. A falta de oportunidade ocorre por causa do tempo escasso que temos, pois, o mundo moderno exige de cada um de nós agilidade e “aproveitamento” quase integral de nosso tempo para as atividades de sobrevivência ou ainda por falta de recursos humanos e financeiros. “Um olhar de Caridade” pretende dar, em doses homeopáticas, em cada das quinze mil reuniões semanais que participamos, alguns elementos da Espiritualidade Vicentina, para a melhor e mais eficaz ajuda que queremos prestar aos Pobres. Não podemos transformar tudo de uma única vez. Fazemos essas mudanças em nós e ajudamos a mudar os outros com pequenas “sementes” que semeamos em nosso dia a dia.
O livro “Um olhar de caridade” custa R$12 (mais taxa de remessa) e pedidos devem ser encaminhados diretamente a ele, pelo e-mail: [email protected]. A obra traz sugestões de leituras espirituais sobre a temática, sendo um instrumento de formação relacionado ao assunto.
*Matéria retirada do site da SSVP Brasil e adaptada pelo DECOM do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte
Muito bom!
Parabéns De com,bela entrevista.