Seminaristas da Congregação da Missão visitam obras sociais cuidadas pela SSVP
Um verdadeiro Encontro de Vidas: assim podemos definir a visita missionária dos jovens seminaristas da Congregação da Missão – fundada por São Vicente de Paulo, nesta quinta-feira (21), às ações da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) em Belo Horizonte (MG).
Os Seminaristas estão no 5º ano de preparação para o sacerdócio e vivem o noviciado, que é uma etapa entre a Filosofia e a Teologia. Para fortalecer o elo entre os ramos da Família Vicentina e conhecer mais profundamente as ações de promoção e doação ao próximo os futuros padres visitam os movimentos inspirados no carisma do Pai da Caridade, São Vicente de Paulo.”Eles durante a etapa de preparação para o sacerdócio, por volta de 10 anos, o 5º ano é chamado de internato. Nesse período se aprofundam nas obras e nas atividades da Família Vicentina. Uma das ações desenvolvidas para esse conhecimento são assessorias com os principais ramos vicentinos. Então, nessa semana fomos convidados para apresentar a Sociedade de São Vicente de Paulo, como o Abrigo São Paulo, em Belo Horizonte (MG)”, explica o confrade David Alves, que participa da Conferência São Cosme e Damião, em Divinópolis (MG), que acompanhou o grupo também na cidade de Contagem (MG).
O confrade Orlando Inácio, vice-presidente da SSVP para Região 1, psicólogo, membro da Conferência São Sebastião (Santa Luzia/MG) foi um dos responsáveis por acompanhar o grupo dos seminaristas e apresentar a Sociedade de São Vicente de Paulo nos últimos 3 dias. “Estamos vivendo essa experiência, agora, dessa partilha com o ramo da Congregação da Missão, os seminaristas, e o que fica destes 3 dias é a troca de carisma. Temos aprendido muito no sentido de aprofundar mais sobre as nossas origens, nossa história- São Vicente de Paulo e Ozanam, e a vivência empírica das nossas obras, além de conhecer mais das potencialidades vicentinas.”
Uma Igreja que ama e cuida foi o que mais marcou o jovem seminarista, Ramon Aurélio, nas ações da SSVP aprofundadas nesses dias. “O que me encantou e tocou o meu coração foi a experiência de visitar, contemplar e participar de uma Igreja que ama e se dedica totalmente ao serviço dos mais pobres através da incrível SSVP, que tem a capacidade magnífica de criar no mundo moderno uma rede única de caridade, dando vida, protagonismo e dignidade a pessoa humana.”
Além do Abrigo São Paulo, no bairro 1º de Maio, foram visitadas o Lar dos Idosos Chichico de Azevedo e a Creche Odete Valadares, no bairro Ipiranga (Cidade Ozanam). Na sede do Conselho Metropolitano os seminaristas conheceram um pouco sobre a história e o trabalho desenvolvido pelos 15 Conselhos Centrais vinculados, bem como estrutura administrativa do CMBH e o Memorial da SSVP.
Mais fotos em breve na Galeria de Fotos.