São José, exemplo de lealdade
O mês de Março, dia 19, é marcado pela comemoração de São José, homem justo, pois conformava a sua vida de acordo com a vontade de Deus, por tudo isso é que ele passa pela história com muita discrição. Entretanto, o pouco que se fala sobre São José na Bíblia é suficiente para mostrar a grandeza deste homem que marcou sua passagem aqui dando-nos exemplos de fidelidade, lealdade, e amor ao projeto de Deus. Tudo quanto se pode apreciar em José está contido na palavra lealdade.
José, como todos nós homens, desejava se casar, constituir uma família, ter filhos, visto que para os Judeus não ter filhos significava falta de bênçãos no lar. Se olharmos o que José viveu constataremos que não foi fácil para ele. Ao mesmo tempo em que planejava casar-se com Maria, eis que ela aparece grávida, José ao invés de denunciá-la resolve ir embora, porém, tal atitude também o tornaria alvo de críticas, pois de acordo com a lei o homem que abandonasse uma mulher grávida, era considerado maldito. Veja a situação na qual José se encontrava.
Estou falando de José porque para nós ele deve ser tomado como um exemplo de lealdade ao projeto de Deus. Ele soube distinguir no momento certo a voz de Deus em sua vida e ter um olhar de caridade para a situação de Maria. Quantos de nós passamos por problemas por dar ouvidos a conversinhas que não nos levam a lugar algum e assim vamos absorvendo ideias que não têm sentido e nada constroem de positivo. Precisamos buscar o discernimento correto e procurar entender que tudo que contraria o amor e o bom relacionamento entre as pessoas não é vontade de Deus. Devemos compreender ainda que sem lealdade a amizade fica comprometida, bem como uma convivência permanente e sincera.
Vivemos tempos de sombras dentro de nossas Unidades Vicentinas justamente por faltarmos com a lealdade e boa fé em nossas relações com nossos irmãos confrades/consócias, com nossos assistidos e com os órgãos da hierarquia; tal situação gera falta de confiança entre nós e até mesmo em quem está de fora e vê nossa maneira de agir.
É tempo de abrirmos à luz de Deus e deixá-la iluminar nosso coração como bem o fez São José. O Senhor não quer que fiquemos no escuro, mas que sejamos transparentes em nossa maneira de ser e de agir.
Aprendamos com São José, o exemplo de lealdade que deve ser seguido, a fim de que reine entre nós a união e a harmonia e assim, possamos ter respeito por nós mesmos e pelo outro.
Por: Luiz Gregório
Coordenador Denor/CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1004, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI