São José, alma nobre e coração piedoso
O silêncio é o livramento de tudo o que pode sair da nossa boca.
Eu queria ter conhecido São José pessoalmente. Perguntaria tantas coisas… perguntaria sobre o silêncio que ele conseguiu vivenciar. Como nos custa, não? O silêncio é o livramento de tudo o que pode sair da nossa boca e afetar, prejudicar, enganar e até mesmo matar o outro. Mas, claro, como isso não possível, preciso esforçar-me na oração e devoção para procurar, mesmo que de maneira simples, viver o que ele ensinou ao seu filho, Jesus.
José era um homem da linhagem de Davi, escolhido por Deus para ser pai de um menino que não era seu. Não querendo prejudicar Maria, decide deixá-la. Mas a vontade de Deus foi maior e o fez compreender que ele seria o pai adotivo de Jesus. E, lógico, isso não o fazia menor do que os pais que tinham os próprios filhos. E José, na serenidade do seu coração, acolhe Jesus e O educa. Se você observar algumas palavras ou comportamentos de Jesus citados nos Evangelhos, ali estão os ensinamentos de José: a justiça, a oração, a verdade e o amor para com os marginalizados. Obviamente, Maria teve um papel fundamental na educação de Jesus, mas, naquele tempo, o pai tinha um papel especial e José o fez magnificamente.
José, nobre carpinteiro, tirou desta profissão o sustento da família. Era praticante do judaísmo e fazia diferença na vida de Jesus acompanhar o pai no Templo, onde aprendia a rezar. Este era um traço da piedade e devoção encontradas em muitos homens de fé daquele tempo, e José era um deles. Ele também era um homem de bem e de paz. E quanto essas virtudes fazem falta nos tempos de hoje.
Oração
“Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confi ou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confi ança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.” (Papa Francisco)
Pe. Air José de Mendonça, MSC