Santuário da Piedade comemora este ano, 250 anos de peregrinações.
Neste ano de 2017, o Santuário da Piedade comemora 250 anos de peregrinações. Tudo começou em 1767, quando um português chamado Antônio da Silva Bracarena deu início à construção de uma igreja, que hoje é a Ermida da Padroeira de Minas Gerais. Ao assumir esse desafio, o homem foi tocado pelo relato de um milagre.
Segundo a tradição, uma jovem surda e muda, ao ir no alto da Serra da Piedade, testemunhou uma aparição de Nossa Senhora e a partir deste momento passou a falar e a ouvir. A história ficou conhecida em toda a região e atraiu vários peregrinos para o território dedicado à Maria Santíssima, Mãe da Piedade.
O português estava no Brasil em busca de riquezas, mas, após ouvir relatos desse milagre, se converteu, passou a viver como eremita no alto da Serra e investiu tudo que tinha na construção da pequena igreja. Ao mesmo tempo, Bracarena iniciou a construção de um lugar para receber os romeiros. Antes de sua conversão, ele trabalhava na construção de igrejas e devido a isso, conheceu Antônio Francisco Lisboa (famoso mestre do barroco mineiro,Aleijadinho). O português havia pedido na época, que o artista concebesse uma imagem de Nossa Senhora da Piedade, para que ele pudesse colocar no altar da capela que ele estava construindo no alto da Serra.
Esse foi dos primeiros trabalhos de Aleijadinho e se encontra até hoje no altar da Ermida. Em 1960, Papa João XXIII, decretou que Nossa Senhora da Piedade tornou-se oficialmente a Padroeira de Minas Gerais. Este, era o reconhecimento à devoção dos mineiros e aos incontáveis peregrinos que visitam o Santuário na Serra da Piedade todos os anos.
Para que peregrinos de diversas regiões possam chegar ao Santuário, foi desenvolvido o aplicativo “Próximo da Piedade”. A ferramenta foi elaborada por alunos e pelo professor Sandro Laudares da universidade PUC Minas. Ela dispõe de mapas interativos e de informações sobre o Caminho da Piedade, como itinerários. Ao baixar o aplicativo, os usuários receberão informações sobre o Santuário Nossa Senhora da Piedade e durante as peregrinações, obtém descrições detalhadas sobre todos os espaços da Casa da Padroeira de Minas. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android, mas em breve, será desenvolvida a versão para smartphones com o sistema operacional IOS.
Fonte: Site A12, GaudiumPress e Arquidiocese de BH.