Salve, salve Ozanam!
Hoje é o dia dele – 09/09
A Igreja Católica perdia há 166 anos um exemplar modelo de leigo cristão, comprometido com o Evangelho de Jesus Cristo, praticado por meio do serviço aos Pobres. Morreu em 8 de setembro de 1853 o confrade Antônio Frederico Ozanam, um dos fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Embora a data de morte tenha sido ontem, a celebração ocorre hoje (9). O dia foi alterado para que não coincidisse com a festa da Natividade de Nossa Senhora.
Antônio Frederico Ozanam nasceu em Milão no dia 23 de abril de 1813, sendo o quinto dos catorze filhos do casal Jean-Antonie e Marie Ozanam.
Em conjunto com outros seis jovens, fundou em abril de 1833 a Conferência de Caridade, que a partir de 1835 passaria a ser oficialmente designada por Sociedade de São Vicente de Paulo, uma das principais organizações católicas do mundo.
Casou-se com Amélia Soulacroix e teve uma filha.
Acredita-se que a causa da morte dele, aos 40 anos de idade, esteja relacionada a problemas nos rins.
Foi beatificado por São João Paulo II, no dia 22 de agosto de 1997.
Graças ao esforço de Ozanam, a SSVP é hoje uma das maiores instituições caritativas do mundo:
– ESTÁ PRESENTE EM 150 TERRITÓRIOS
– POSSUI 48 MIL CONFERÊNCIAS
– TEM 800 MIL MEMBROS
– CONTA COM 1,5 MILHÃO DE VOLUNTÁRIOSFONTE: CONFRADE RENATO LIMA DE OLIVEIRA, PRESIDENTE-GERAL DA SSVP
CANONIZAÇÃO
A comprovação de um milagre é o que falta para a canonização de Ozanam. No momento, o caso de um menino brasileiro está em estudo. Ele foi diagnosticado com anencefalia ainda no ventre da mãe. Ela e os vicentinos da Conferência pediram a intercessão do principal fundador da SSVP, e o garoto nasceu sem o problema.
Vale lembrar que o primeiro milagre, responsável pela beatificação de Ozanam, também é brasileiro. Em 1926, Luiz Fernando Ottoni, com 18 meses de idade, sofria de uma forma aguda de difteria. O menino também se curou após o avô dele pedir a intercessão de Antônio Frederico Ozanam.
Fonte: Redação do SSVPBRASIL