Romaria reúne milhares de vicentinos em Aparecida
Milhares de vicentinos de todo o Brasil participaram nos dias 2 e 3 de maio da 45ª Romaria Nacional dos Vicentinos em Aparecida/SP. Foram momentos de alegria, oração e partilha entre membros da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
O primeiro evento oficial da Romaria foi a Via-Sacra ao Morro do Cruzeiro, no sábado (2). Após as boas-vindas da presidente do Conselho Nacional do Brasil (CNB), consócia Emília Jerônimo, cerca de 8 mil vicentinos subiram rezando e cantando em cada estação.
À tarde, os jovens lotaram o salão no subsolo do Centro de Eventos para o workshop com o Delegado Internacional da Juventude, confrade Karl Hila, das Filipinas. Ele contou sobre a experiência vicentina, os projetos para a juventude da SSVP no mundo e parabenizou os vicentinos de todo o Brasil.
Encerrando o primeiro dia da Romaria, os jovens vicentinos participaram do Festival Cultural Ozanam. A banda Ângelus, do Conselho Central N.Sra da Piedade, de Caeté, representou a Região 1 com a apresentação da música “Ser vicentino, cristão de verdade”, animando o público presente.
No domingo, o Centro de Eventos ficou totalmente lotado com a chegada de outros vicentinos, que participaram da Festa Regulamentar em honra ao fundador da SSVP, o confrade Antônio Frederico Ozanam. Cerca de 14 mil pessoas participaram desse momento, segundo o CNB. O confrade Valter José de Castro, tesoureiro do CNB, palestrou sobre o tema “Tecendo a Caridade”, contando experiências de sua vida como vicentino.
Finalizando a 45ª Romaria Nacional dos Vicentinos em Aparecida foi celebrada uma missa por Dom Darci Nicioli, que enfatizou o trabalho feito pela Sociedade de São Vicente de Paulo em todo o Brasil.