Revista Vicentina Adoremos completa 105 anos e ganha acervo digital
No dia 14 de setembro de 1914 o visionário vicentino, confrade Joaquim Furtado de Menezes, atuante na cidade de Ouro Preto fundou o Folhetim Adoremos para divulgar o culto ao Santíssimo Sacramento e a propagação do amor ao próximo através da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).
Com a criação da nova capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, e o avanço gigantesco da região em termos econômicos e representatividade política nacional, o atuante confrade Frutado de Menezes, além da atuação política possuía grande influência no meio social e religioso, reconhecido pelos seus intensos esforços em favor da promoção dos mais pobres e arrojado modo de administrar, mudou-se para a primeira cidade planejada do Brasil. Logo, o Folhetim Adoremos tornou-se o terceiro órgão de comunicação criado sendo editado agora pelo Conselho Diocesano de Belo Horizonte da SSVP.
Ano após ano, enfrentando as novas tecnológicas, mudando editorias, mantém sua reconhecida reputação por causa dos conteúdos de qualidades e defesa dos direitos mais pobres sendo a voz social da Igreja. Milhares de confrades e consócias trabalharam ao longo destes 105 anos propondo notícias, pautas e textos de espiritualidade principalmente durante as reuniões vicentinas.
O material de qualidade e relevante torna atual há 105 anos o desejo de anunciar Jesus Cristo através da comunicação católica vicentina, atenta aos valores do Evangelho e profeta na denúncia das injustiças sociais. A aposta e a valorização de cada confrade e consócia na mídia tradicional torna possível contar a história da SSVP por tantos anos, construindo um futuro de sólidos valores cristãos.
Em 2019, celebrando o Centenário do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da SSVP e os 105 anos da Revista Adoremos, a revista mais querida pelos vicentinos ganha acervo digital. O Departamento de Comunicação do CMBH através de uma plataforma on-line torna disponível as edições antigas da Revista Adoremos.
O acervo está sendo construído em 04 grandes etapas de ampliação do acervo físico já existente para o digital que levará cerca de um ano para ser concluído. As edições será disponibilizadas até as edições de 2018.
Hoje, o Departamento de Comunicação do CMBH é o responsável pela produção completa da Adoremos, assim registra sua gratidão a todos que se empenham e dedicação suas vidas na valorização dessa Querida Revista Vicentina.