Reuniões do Conselho Geral Internacional em Paris
Durante os dias 8 a 10 de setembro, foram realizados diversos encontros e atividades próprias do Conselho Geral Internacional (CGI). Por um lado, ocorreu a reunião da mesa diretora internacional e, por outro, a da Comissão Internacional para a Ajuda e o Desenvolvimento (CIAD), completando a agenda com a visita à tumba de Paul Lamache, em seu Ano Temático.
A reunião da mesa diretora internacional teve lugar no dia 8 de setembro em Paris. À primeira hora da manhã e antes de começar com a ordem do dia estabelecida, os membros da Mesa foram visitar as instalações da que será a nova sede internacional da SSVP, no número 65 da rue de la Glacière.
Durante a visita à nova sede, o presidente geral, confrade Renato Lima de Oliveira declarou: “Estamos preparando o Conselho Geral para as gerações futuras. A nova sede será mais moderna e funcional, com mais espaço e melhores condições para o desempenho do trabalho de todos os membros do CGI. Esperamos que, com a ajuda destas instalações, o Conselho Geral possa crescer com maior facilidade e estar disposto a apoiar com mais serviços os Conselhos Superiores e os vicentinos de todo o mundo. Felicito a comissão designada para esta gestão e especialmente o confrade Bertrand Ousset, nosso secretário geral, que com tanta diligência realizou esta gestão”.
Depois desta visita às novas instalações do CGI em Paris, os membros da Mesa prosseguiram com a agenda prevista, reunindo-se na casa atual da rue de Londres para debater os diferentes assuntos da ordem do dia, começando precisamente pelos detalhes da mudança de sede: calendário da mudança, inauguração dos novos escritórios (previsto para o dia 25 de fevereiro de 2020), desenvolvimento do Museu Ozanam e lançamento de um novo espaço dedicado a oferecer informação sobre a SSVP.
A seguir, o Padre Andrés Motto C.M., assessor espiritual do CGI, dedicou a reflexão espiritual ao beato Federico Ozanam e a suas raízes lionesas, à importância de se ter uma família e um lar, conectando este pensamento com a missão conjunta da Família Vicentina no que se refere a “Famvin Homeless Alliance” e a seu “projeto 13 casas”, que pretende oferecer uma moradia digna às pessoas sem lar.
Depois da reflexão espiritual, o tesoureiro geral, Larry Tuomey, expôs seu relatório e seu trabalho pensando no orçamento do próximo ano, comentando também a necessidade de realizar um relatório sobre a campanha especial de arrecadação de fundos de 4 de julho, destinada a apoiar atividades próprias dos jovens e suas iniciativas.
O CGI está trabalhando intensamente em três encontros importantes que ocorrerão em Nairóbi, África, e que se realizarão de forma conjunta. Por um lado, a próxima reunião anual do CGI, por outro, o encontro de todos os países africanos da SSVP, denominado “All Africa” e, em terceiro lugar, a reunião dos países francófonos da SSVP. Joseph Makwinja, 1º Vice-presidente geral adjunto, foi encarregado de apresentar os avanços desses três encontros a acontecer em junho de 2020.
No turno de informação das diferentes Comissões do CGI, falou-se, entre outros assuntos, do bom andamento da Causa de Canonização de Federico Ozanam e das diferentes reuniões mantidas com o Vaticano, do trabalho de revisão dos estatutos internacionais, dos objetivos de crescimento da SSVP através da implantação em novos territórios e dos avanços em relação a comunicação e formação internacional, com especial menção ao vídeo institucional SSVP, a próxima renovação do site do CGI, os anos temáticos e o concurso literário no Ano Temático de Paul Lamache. Além disso, a Comissão Histórica Internacional propôs começar a estudar a possibilidade de que Federico Ozanam possa tornar-se Doutor da Igreja. Uma iniciativa aprovada tanto pelo presidente geral como pelo resto da Mesa.
Para finalizar a reunião, e depois de todos os participantes terem apresentado as atividades realizadas em 2019 e as próximas para 2020, foi feita uma revisão do trabalho de representação da Mesa Diretora, destacando a viagem do PGI Renato Lima à sede das Nações Unidas, em julho de 2019, e o convite recebido da Universidad DePaul de Chicago, para falar sobre a SSVP e a mudança sistêmica (em fevereiro de 2020). Além disso, se recordou o próximo grande encontro da Família Vicentina que ocorrerá em janeiro, em Roma, com a presença dos líderes de muitos ramos.
No dia seguinte, na festividade do beato Federico Ozanam, uma pequena comitiva do CGI, com o presidente geral à frente dela, se dirigiu ao cemitério da cidade francesa de Grenoble, onde descansam os restos de Paul Lamache. Este ato se enquadra no Ano temático dedicado à figura de P. Lamache como um dos membros fundadores da primeira Conferência da SSVP.
As atividades internacionais em Paris se encerraram na terça-feira, 10 de setembro com a reunião da Comissão Internacional para a Ajuda e o Desenvolvimento (CIAD). Nesta reunião, além dos diferentes temas e projetos que coordena, a atualidade se impunha, já que o ciclone Dorian arrasou recentemente as Bahamas. Por isso a CIAD aprovou um primeiro envio de dinheiro para a ajuda de emergência que os vicentinos desta área estão desenvolvendo, já que contamos com 9 Conferências no local.
“Foram dias intensos de reunião e debates. A mesa diretora internacional está fazendo todos os esforços para que este mandato do Conselho Geral seja muito positivo, ampliando a democracia e a transparência em nossas decisões. Uma boa gestão é primordial em qualquer entidade, ainda mais em instituições como a nossa. Estou muito contente com os trabalhos em andamento, pois estamos cumprindo os 10 pontos do planejamento estratégico que aprovamos al princípio de meu mandato, há três anos”, sublinhou nosso presidente geral.
Por SSVP Internacional