Reunião de trabalho do Presidente Geral da SSVP com o padre Tomaž Mavrič
No último dia 21 de setembro, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), teve uma reunião de trabalho com o padre Tomaž Mavrič, superior-geral da Congregação da Missão (CM) e das Filhas da Caridade, bem como sucessor de São Vicente de Paulo. A audiência aconteceu na sede da Província do Sul da Congregação da Missão no Brasil, localizada na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.
Durante o encontro, compartilhamos ideias e sugestões quanto ao futuro da Família Vicentina e as inúmeras possibilidades de formas de cooperação e de projetos comuns entre os diversos ramos da Família. “Fizemos um levantamento e acreditamos que já somos 160 ramos da Família Vicentina em todo o mundo. Considero que podemos atuar em colaboração para fortalecer a Família e globalizar o carisma vicentino”, destacou o padre Tomaž Mavrič.
O presidente Renato Lima sugeriu que, a partir de 2020, a Família Vicentina pudesse participar mais ativamente das atividades alusivas ao Dia Mundial dos Pobres, que acontece no terceiro domingo de novembro, todos os anos. “É uma oportunidade ímpar que teremos, na condição de vicentinos, não só para refletirmos sobre a temática da pobreza, mas sobretudo para adotar, no nível paroquial, ações concretas que aliviem o sofrimento daqueles que necessitam da mão amiga soldiária”, defendeu Renato.
O presidente geral aproveitou a ocasião e entregou ao superior-geral um exemplar do “Relatório Trienal de Gestão (2016/2019)” do Conselho Geral Internacional e o livro “Apasionados por la caridad y la justicia”, contendo leituras espirituais para as Conferências Vicentinas, em língua espanhola. Também foram tratados outros assuntos durante a reunião, como as novidades sobre a canonização de Ozanam, o acordo de cooperação com os Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV), os avanços na comunicação vicentina, o encontro da Família Vicentina em Roma (janeiro de 2020) e as iniciativas em favor dos sem-teto (Projeto “13 Casas”)
Ao final, o confrade Renato Lima agradeceu pela parceria constante entre a SSVP e a Congregação da Missão, desde a época dos nossos sete fundadores, cuja aproximação tem se intensificado nos últimos anos. Para ilustrar, o tópico 5 do planejamento estratégico internacional da SSVP trata justamente do relacionamento institucional da SSVP com a Família Vicentina: “colaboração permanente e profunda”.
O confrade Renato Lima também elogiou a atuação do padre Andrés Motto (CM) como assessor espiritual do Conselho Geral Internacional. Ao encerrar a audiência, o padre Tomaž Mavrič abençoou o presidente geral e toda a diretoria do Conselho Geral.
Por SSVP Internacional