Reunião da Diretoria do Conselho Geral Internacional
Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Diretoria internacional se reúne em Lyon (França) para realizar quinta reunião do ano, sendo a primeira reunião presencial desde fevereiro de 2020.
Essas reuniões, que são organizadas trimestralmente, acontecem há mais de um ano e meio online por causa da pandemia. Graças a Deus, com a melhoria da situação em muitos países e com os devidos cuidados, os membros da Diretoria poderão se reunir novamente pessoalmente e debater as questões mais importantes do Conselho Geral Internacional, embora o sistema híbrido da reunião seja mantido para facilitar a participação daqueles que não possam viajar para Lyon.
Desta reunião, entre muitos outros assuntos, destacam-se:
- A organização da reunião anual do Conselho Geral Internacional em Nairóbi (julho de 2022)
- A inauguração oficial da nova sede do Conselho Geral Internacional (abril de 2022)
- A coordenação da 2ª Assembleia “All Africa”, que reunirá os presidentes nacionais dos países africanos onde a SSVP está presente (prevista para julho de 2022)
Além destes temas, os membros da Diretoria visitarão a Lyon de Antônio-Frederico Ozanam pelas mãos de vicentinos da região e, posteriormente, uma comitiva irá à cidade de Pau rezar junto ao túmulo de Félix Clavé, cofundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, do qual já celebramos o seu ano temático em 2020.
Comentamos, também, que o Presidente-geral, junto com outros membros do Conselho Geral, tem dois encontros que estão programados para o dia 3 de dezembro: uma visita ao Arcebispo de Lyon e ao arcebispo primaz da Gália, Olivier Jacques Marie de Germay de Cirfontaine, além de uma visita à Companhia das Filhas da Caridade de Lyon.
Pedimos suas orações para o bom andamento desta reunião e para o bom desenvolvimento das ações do Conselho Geral Internacional em seu zelo em seguir o carisma de São Vicente, visando cumprir a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo em todo o mundo.
O Presidente geral declarou: “Será uma grande alegria poder ver novamente nossos confrades e consócias que, apesar da pandemia, trabalharam arduamente neste momento de pandemia para que nossos projetos e iniciativas tenham tido a continuidade necessária, fazendo com que, apesar deste período tão delicado, a SSVP siga em frente”.