Resultado do Concurso Cultural “Canção os Sete Fundadores ”
O Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo e o Comitê Internacional de Juventude, organizadores do Concurso Cultural Canção Os Sete Fundadores, têm a alegria de divulgar oficialmente os vencedores deste concurso.
No ano de 2019, o Conselho Geral Internacional (CGI) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) comemorou 180 anos de existência. Durante a Assembleia Anual, realizada na cidade do Porto (Portugal), foi lançada oficialmente a Canção “OS SETE FUNDADORES” nas versões em Português e Espanhol.
No final do ano de 2020, o Conselho Geral Internacional lançou o Concurso Cultural para escolher as versões em Inglês, Francês e Italiano da Canção que faz tributo aos 7 fundadores da SSVP: Antônio-Frederico OZANAM, Auguste LE TAILLANDIER, Jules DEVAUX, Paul LAMACHE, François LALLIER, Félix CLAVÉ e Emmanuel BAILLY DE SUCY.
Ao longo de 1 ano, o Comitê Internacional de Jovens, organizador do Concurso, recebeu várias sugestões de letras que tinham sempre como objetivo fazer memória do legado dos 7 fundadores e da história da criação da SSVP.
E para colocar fim às expectativas dos confrades e consocias, no mês de Fevereiro, deste ano, durante a reunião da diretoria do Conselho Geral, o confrade Willian Alves, responsável pela organização do concurso, anunciou à diretoria a decisão dos jurados e revelou os vencedores.
Assim destacou o confrade Willian ao revelar os vencedores: “quero recordar aqui a mensagem do nosso presidente Geral, confrade Renato Lima de Oliveira, ao escrever a introdução e convite do concurso cultural que diz, ‘quanto mais conhecermos a biografia, o legado e as virtudes dos sete fundadores da Sociedade de São Vicente de Paulo, mais estaremos em sintonia com o espírito primitivo que moveu aqueles jovens a criarem uma obra tão providencial para a humanidade, inspirada pelo Espírito Santo, com a dupla finalidade: a salvação de seus membros e a caridade aos que sofrem” Diante disto, temos a alegria de anunciar os vencedores:
Versão em Inglês: confrade David Ogega Nyamora y consocia Veronic Nituenya Mutisa ambos da Conferência São Marys Mukuru da cidade de Nairobi (Quênia).
Versão em Italiano: confrade Vicenzo Restino da Conferência Vincenzo Ferreri da cidade de Sant’Antimo (Itália).
Versão em Francês: confrade Jules Marie Razafindrakoto da Conferência de São Lucas da cidade Ville Fianarantsoa (Madagascar).
Agradecemos a todos os demais 10 vicentinos que participaram com suas letras igualmente bem elaboradas e de forma especial parabenizamos os autores vencedores por contribuir para a história da nossa querida SSVP e fazer conhecer nas diversas línguas o legado e toda a contribuição dos nossos Sete Fundadores.
O Conselho Geral irá realizar a gravação oficial e em breve divulgará a canção para ser amplamente utilizada por todos os vicentinos.
O Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, aproveitou a ocasião do anúncio dos vencedores para deixar uma mensagem especial aos participantes e ganhadores: “Quero, em meu nome e em nome de toda a diretoria do Conselho Geral Internacional, agradecer pela linda participação dos 14 confrades e consócias dos diversos países que colaboraram neste concurso, e destacar os quatro ganhadores pelos belíssimos trabalhos. As letras que vocês compuseram nos levam à reflexão de como é importante, para nós vicentinos, sempre lembrar com carinho a memória dos sete fundadores, pois entre eles não havia nem maior e nem menor em relevância, mas todos tinham o mesmo zelo e mesmo amor pela SSVP. Vocês conseguiram imprimir isso nas letras destas canções. Portanto, registro aqui a nossa admiração por vocês usarem este dom tão bonito em favor da história da nossa instituição”.