Quênia se prepara para receber as lideranças vicentinas africanas
A Assembleia “Toda África” vai até sábado desta semana
A partir de hoje, 20 de julho de 2022, o Quênia está sediando a 2ª Assembleia “Toda África” (em inglês: “2nd All Africa Assemby”), que reune os presidentes nacionais dos 42 países em que a Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em território africano. O último evento dessa natureza ocorreu em 2015, na África do Sul.
A 2ª Assembleia “Toda África” terá diversas palestras, celebrações, exposições, debates e trocas de experiências entre os países, sobre diversas temáticas. A ideia é discutir os problemas da região e buscar soluções criativas para enfrentar tais desafios. Ao final dos trabalhos, será aprovada a “Carta de Nairobi”, com diversos compromissos que os países africanos se comprometem a cumprir até o próximo evento, em 2027.
A equipe de comunicação do Conselho Geral Internacional fará a cobertura jornalística do evento. Todos os dias, serão publicadas sínteses. Agradecemos ao Conselho Nacional do Quênia pela contratação de um fotógrafo profissional que ficará encarregado pelas imagens do evento.
“Quero agradecer aos diversos países, entre eles os Estados Unidos, Espanha, Brasil, Irlanda e o próprio Quênia, que fizeram vultosas doações à organização da Assembleia para que os principais gastos fossem cobertos, especialmente as passagens aéreas que são muito caras na África. Sem o apoio econômico de vocês, seria impossível realizar o nosso evento”, agradeceu o confrade Renato Lima, 16º Presidente-geral Internacional.
Véspera
Na véspera da Assembleia, 19 de julho, na parte da manhã, foi celebrada uma santa missa por três sacerdotes vicentinos, no próprio local do evento (Casa de Retiros das Irmãs Dimesse). Logo depois, o confrade Renato Lima de Oliveira proferiu uma palestra para cerca de 300 confrades e consócias quenianos. Após a apresentação, houve uma sessão de perguntas e respostas.
Na parte da tarde, uma pequena delegação do Conselho Geral Internacional, acompanhada pelo confrade Urbanus Muthai, presidente nacional, visitou o Bispo de Ngong, Dom John Oballa Owaa. A audiência foi extremamente agradável e o bispo mostrou-se grande apoiador dos trabalhos da SSVP. Ao final da visita, o bispo concedeu uma bênção especial a todos os participantes da Assembleia.
A SSVP do Quênia, fundada em 1930, conta com 40 Conferências, 5 Conselhos de Área (equivalente aos Conselhos Centrais), 700 confrades e consócias.
Confira a programação provisória do evento, sujeita a alterações, clicando aqui.
Mais detalhes sobre a Assembleia, clique aqui.
Acompanhe o discurso de boas-vindas do nosso Presidente-geral clicando aqui.