“Que nosso jejum conceda a cada um de nós um coração que nos permita criar vínculos mais fortes com os nossos mestres e senhores”
A Quaresma é a importante preparação para a celebração da Páscoa. Fiéis de todo o mundo historicamente dedicam este tempo a fazer penitências, dentre elas, o jejum. O padre Gregory Gay, Superior Geral da Congregação da Missão (considerado o sucessor de São Vicente de Paulo na terra) acredita que mais importante do que promover o sofrimento, o jejum deve ser uma forma de conversão pessoal e de aproximação com os Pobres.
Veja um dos trechos da carta:
“A Quaresma é um tempo para o jejum, mas durante este ano da Misericórdia, nosso jejum deve assumir uma nova forma, aquela que leva à conversão pessoal e comunitária. Nosso jejum deveria ser de tal forma que jamais pudéssemos ser acusados “de passividade, de indulgência ou de cumplicidade culpáveis frente a situações intoleráveis de injustiça e de regimes políticos que mantêm estas situações” (Evangelii Gaudium, n° 194). Nosso jejum deve impregnar-nos, tocar-nos no mais profundo de nosso ser, de maneira que possamos ouvir e compreender novamente o clamor dos nossos irmãos e irmãs. Então, escutando estes gritos, corramos para servi-los como se corrêssemos para apagar um incêndio. Lembremo-nos, portanto, que quando tecemos relações com aqueles que estão na periferia, devemos entrar em seus sentimentos… é preciso sensibilizar nossos corações tornando-os susceptíveis ao sofrimento e às misérias do próximo e pedir a Deus que nos conceda o verdadeiro espírito de misericórdia que é o próprio espírito de Deus (Coste XI, p. 340-341).
Que nosso jejum durante este tempo de Quaresma conceda a cada um de nós, membros da Família Vicentina, um coração novo, um coração de carne, um coração que nos permita criar vínculos sempre mais fortes com os nossos senhores e mestres, com os incontáveis homens e mulheres que, no mundo inteiro, são esquecidos e abandonados” – padre Gregory Gay
Para ler carta na íntegra, CLIQUE AQUI!
*Carta publicada pelo padre Gregory Gay. Informações retiradas do site da SSVP Brasil