Quaresma: tempo forte
É Tempo de Quaresma. Através da oração, do jejum e das obras de CARIDADE, poderemos vivenciar este tempo forte do ano litúrgico. Vamos preparar o nosso coração para a grande festa que se aproxima, respondendo SIM ao chamado que Deus nos faz.
Para realizar qualquer objetivo na vida, em algum trabalho, tarefa ou missão, precisamos de motivação. Qual é a nossa motivação neste tempo forte do ano litúrgico? O que nos motiva a realizar os Encontros da Campanha da Fraternidade, a Via Sacra, outros trabalhos como os Encontros de formação da ECAFO (Escola de Capacitação Antonio Frederico Ozanam)? Qual é a nossa meta em nossa amada SSVP?
O próprio Jesus tinha grandes motivações e tinha consciência do que queria alcançar. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham vida e tenham muita vida” (Jo 10, 10).
Para obter uma automotivação em nossa caminhada evangelizadora precisamos:
– Perseguir metas que desejamos alcançar.
– Pensar positivamente. Não caminhamos sozinhos. Juntos, tudo é possível.
– Perceber se crescemos como pessoas, pessoas engajadas, comprometidas com o trabalho vicentino. Não podemos estacionar em nossos objetivos. O período da Quaresma é propício para fazermos a nossa avaliação.
– Manter laços saudáveis de amizade, sem grupismos.
– Planejar e projetar juntos ações e metas.
– Conscientizarmo-nos de que precisamos dos outros. O outro é riqueza imensa. – Realizar o que fazemos como algo prazeroso.
– Sentir-nos felizes, orgulhosos pelas conquistas.
– Tornar visível e acreditável o que fazemos. Assumir como “marketing”: “eu faço a diferença”.
– Respeitar as diferenças de cada um (idéias, posturas etc.).
E você, querida consocia, querido confrade, amado leitor/colaborador teria outras metas? A motivação é como uma janela aberta, pois através dela conseguimos visualizar outro mundo onde é possível sentir que somos amados por Deus.
Queremos fazer um convite a você nesta Quaresma: rezar por todos aqueles que não creem em Jesus Cristo, aqueles que estão sem-metas, “sem rumo”, por aqueles que rejeitam Jesus Cristo e por aqueles que O tratam com indiferença. Jesus continua sofrendo por essas pessoas e “precisa” da nossa oração para chegar ao coração deles. “A Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus” (Papa Francisco).
Por: csc. Marileide Araújo
Coodenadora da Ecafo/CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1004, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI