Puc Minas abre inscrições para o IV Seminário Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado
Estão abertas as inscrições para o IV Seminário da Pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado: aspectos da promoção da saúde. O evento será realizado nos dias 11 e 25 de maio, das 13h30 às 17h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico (veja abaixo a programação). As vagas são limitadas e destinadas especialmente aos profissionais atuantes em ILPI, gestores de instituições públicas relacionados ao cuidado com a pessoa idosa, pesquisadores da temática do envelhecimento e grupos de pesquisa interessados, alunos de pós-graduação e da graduação interessados ou atuantes na temática do envelhecimento.
A programação contará com a visitação ao Museu pelos idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência participantes da pesquisa, inscritos previamente, bem como atividades culturais e científicas concomitantes à visita no Museu.
Promovido pela equipe da pesquisa e pelo Núcleo de Pesquisas Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e Enfermagem (Phase), o evento terá a presença da especialista em Gerontologia e Saúde da Família, Marina Celly Martins Ribeiro de Souza, e Karla Cristina Giacomin, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), no eixo Políticas de Saúde dos Idosos.
Para alunos da graduação da PUC Minas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) e, para pesquisadores, gestores, profissionais e demais interessados em participar, e por meio do preenchimento do formulário de inscrição. O formulário deverá ser preenchido e encaminhado ao e-mail [email protected]. Todas as inscrições realizadas pelo e-mail serão confirmadas, com recebimento de e-mail resposta, até 4 de maio.
Programação:
Programação do dia 11/5:
13h30 – Apresentação cultural
13h45 – Acolhida aos Idosos e demais participantes
Boas-vindas e orientações sobre a programação da tarde (Profª. Tatiana Rangel e Profª. Natália Horta)
14h – 16h – Visitação dos idosos ao Museu e Oficina de Memória
Responsáveis: Karla Marcelino; Priscila Lenita; Michely Silva.
Público participante: Idosos institucionalizados e cuidadores – inscrições limitadas com a equipe da pesquisa – Local: Museu de Ciências Naturais
14h – 16h – Mesa-redonda: O Cuidado de Longa Duração à Pessoa Idosa: experiências internacionais e as possibilidades no contexto brasileiro
Profª. Marina Celly Martins Ribeiro de Souza (Representante do governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte)
Público participante: comunidade acadêmica, gestores e profissionais interessados.
Local: Auditório do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
16h – Atividade Cultural e Convite para o Lançamento da Cartilha
17h – Encerramento
Programação do dia 25/5
13h30 – 14h – Credenciamento
14h – 14h10 – Mesa de abertura
14h10 – 14h20 – Apresentação cultural
14h20 – 14h50 – Conferência de Abertura: ILPI: um equipamento das cidades do nosso tempo (Drª Karla Cristina Giacomin)
14h50 – 15h – Apresentação cultural
15h – 15h30 – Da Pesquisa à Prática: o desafio da promoção da saúde na qualidade de vida do idoso institucionalizado
Lançamento e distribuição da produção da Pesquisa (profª. Maria da Consolação e Karla Marcelino)
15h30 – 16h – Intervalo cultural
16h – 16h50 – Roda de Conversa A Atuação do Cuidador de Idosos na Promoção da Saúde: uma missão, um desafio.
Participantes: cuidadores de idosos de ILPI envolvidas na pesquisa
Mediadoras: Profª. Tatiana Barral e Karla Marcelino
17h – Encerramento.
Marina Celly Martins Ribeiro de Souza: docente no The College of New Jersey, EUA – Departamento de Saúde Pública. Integrante da equipe de coordenação da Pesquisa; enfermeira graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. mestre e doutora em Enfermagem pela UFMG. Especialista em Gerontologia e Saúde da Família. Experiência como docente e pesquisadora nas áreas de Saúde Pública, Saúde Materno-infantil e Saúde do Idoso.
Karla Cristina Giacomin: graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Doutora em Ciências da Saúde (CPqRR/Fiocruz). Médica geriatra concursada da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1999, onde atua na coordenação da Atenção à Saúde do Idoso. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe – Fiocruz/UFMG). Na defesa dos direitos da pessoa idosa, atuou como conselheira titular (2008-2012) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2010-2012). É consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) no eixo Políticas de Saúde dos Idosos
Fonte: Puc Informa – nº 5/Abr2018