Presidente-geral visita três países caribenhos
A visita ocorreu no Haiti, República Dominicana e Porto Rico
Neste mês de março, o 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, teve a satisfação de visitar o Haiti, a República Dominicana e Porto Rico. A Sociedade de São Vicente de Paulo vem atuando, nesses países, com muito esmero para fortalecer as Conferências, dinamizar as obras sociais e potencializar a caridade junto aos nossos irmãos mais necessitados.
A primeira etapa da viagem começou em Porto Rico, um território associado aos Estados Unidos da América. O Presidente Renato esteve acompanhado durante a viagem do presidente do Conselho Nacional dos Estados Unidos, confrade Ralph Middlecamp, e de mais dois membros da diretoria: confrade John Berry (presidente nacional eleito) e consócia Isabel Darcy.
As atividades aconteceram em três cidades: San Juan, Añasco e Maricao. O ponto alto da agenda foi um encontro de formação, aberto a todas as Conferências do país, quando o confrade Renato Lima discorreu sobre os projetos e programas do Conselho Geral. A SSVP de Porto Rico conta com um Conselho Nacional com 12 Conferências e 200 confrades e consócias.
A visita ao Haiti decorreu apenas na capital, Porto Príncipe. O presidente nacional, confrade Hugues Vital, recebeu o Presidente Renato no aeroporto da cidade. A SSVP do Haiti conta com um Conselho Nacional, cinco Conselhos Regionais (equivalentes aos Conselhos Centrais) e 130 Conferências, totalizando 1.300 membros.
Foram feitas visitas a colégios mantidos pela Família Vicentina. Todos apreciaram bastante uma reunião na sede do Conselho Nacional, quando todos os membros da diretoria e os presidentes de Conselho Regional expuseram um resumo de suas atividades. O país é um dos mais carentes do mundo, assolado por uma crise política que gerou uma forte crise social e econômica. Além disso, o terremoto de 2013 até hoje mostra suas consequências. Os jovens do país vivem uma verdadeira diáspora, procurando melhores condições no estrangeiro.
A visita à República Dominicana ficou concentrada em Santo Domingo, a capital. A SSVP da República Dominicana é formada por um Conselho Superior, sete Conselhos Particulares (chamados de “Conselhos de Zona”) e 65 Conferências, perfazendo 800 vicentinos, sendo mais da metade jovens. Neste país, o Presidente Renato estava acompanhado do Vice-presidente Adjunto, confrade Sebastián Gramajo, e da Coordenadora de Zona, consócia Gladys Torralba.
O presidente nacional, confrade José Francisco Aguasvivas, recebeu o Presidente-geral no aeroporto. Houve uma reunião de trabalho muito profícua com a diretoria nacional. Porém, o destaque da agenda foi Encontro de Formação com o Presidente-geral, quando cerca de 70 confrades e consócias, vindos de todas as partes do país, escutaram duas palestras e participaram de uma seção de perguntas e respostas.
“Foi, para mim, uma grande alegria estar com os confrades e consócias de cada país, participar com eles de eventos, e poder mostrar a importância do Conselho Geral Internacional para eles. Nossa missão é tornar o Conselho Geral mais conhecido e mais próximo das bases”, externou o Presidente Renato.
A próxima edição da revista digital OZANAM NETWORK, a ser publicada em abril de 2023, trará uma matéria completa sobre essa visita, com várias fotos e mais detalhes dos eventos realizados.