Presidente-geral vem a Belo Horizonte neste sábado
No próximo sábado, 9 de outubro, a reunião ordinária do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH) contará com a presença de um convidado especial. Estará presente, se Deus quiser, o nosso 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, que vem a Belo Horizonte para uma cerimônia muito especial.
Ele fará a entrega de um prêmio à consócia Cláudia Márcia de Freitas Pereira, que ficou em segundo lugar no concurso literário criado pelo Conselho Geral para destacar a vida e obra do cofundador Jules Devaux. Participaram do concurso cerca de 40 trabalhos acadêmicos vindos de todas as partes do mundo. Além da consócia Cláudia, a Conferência à qual ela pertence também receberá um prêmio em dinheiro. Esses recursos deverão ser inteiramente destinados para o trabalho social, atividade ou projeto de caridade junto aos pobres que a Conferência realiza.
“Estou muito feliz com essa visita. O texto da consócia Cláudia ficou realmente muito bom, de excelente nível, aliás, como ela tem feito nas edições anteriores desse concurso. Ela pesquisa os fatos históricos com muito cuidado e rigor acadêmico, encontrando informações até então desconhecidas sobre os nossos fundadores. Ela merece, de verdade! E aproveito para parabenizar a todos os confrades e consócias da área do CM de Belo Horizonte, pois a Cláudia é uma representante legítima de todos vocês”, afirmou o confrade Renato Lima.
A reunião será a primeira sob a condução da consócia Neusa Gomes, que tomou posse no domingo passado. “Também quero desejar sucesso à consócia Neusinha e à sua equipe de trabalho, para que o CMBH continue sendo um exemplo de administração e de serviço, buscando sempre apoiar as Conferências, as obras e os Conselhos, como ocorreu na gestão do confrade Wellington Corrêa”, comentou o Presidente-geral.
O concurso sobre Auguste Le Taillandier será aberto em 8 de fevereiro de 2022, mas os vicentinos interessados já podem começar a pesquisar sobre ele, seguindo as bases dos concursos anteriores, pois as regras não serão modificadas (número de páginas, estrutura do texto, fontes bibliográficas, etc). “Espero que a Cláudia, e obviamente mais confrades e consócias mineiros, participem do próximo concurso”, desejou o confrade Renato.
O Conselho Geral, com esse certame e outras iniciativas (Ano Temático, hino, filme, selo e logomarca especial), reforça o compromisso de consolidar o conhecimento sobre a biografia dos sete fundadores da nossa querida Sociedade de São Vicente de Paulo, previsto no planejamento estratégico internacional e um dos pontos de destaque deste mandato.