Presidente Geral da SSVP recebe comenda na Câmara dos Deputados
O presidente geral internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, confrade Renato Lima de Oliveira, recebeu, nesta quarta-feira, 30/11, a Medalha do Mérito Legislativo 2016. A cerimônia ocorreu no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília. A comenda é a mais alta homenagem do Parlamento brasileiro a personalidades que se destacaram no cenário nacional por relevantes serviços prestados à comunidade.
Por sugestão do deputado Rôney Nemer (PP/DF), a medalha foi entregue ao confrade Renato por ele ser o primeiro brasileiro, em 183 anos de história da SSVP, a ocupar tal função. Renato tem 46 anos, é casado, pai de dois filhos, servidor público da Anatel, jornalista e mestre em Ciência Política. É autor de seis livros, entre eles “Relações Governamentais” e “Crônicas Vicentinas”.
Pertence aos Vicentinos desde sua adolescência, quando ingressou na entidade em Campinas (SP) aos 15 anos de idade. Já ocupou diversas funções dentro da instituição, atuando nas áreas de formação, juventude, comunicação e gestão.
“Nós, vicentinos, não buscamos nenhum reconhecimento humano, apenas de Deus. Contudo, ao realizar esta solenidade, a Câmara dos Deputados e o Partido Progressista valorizam, publicamente, a grandiosidade do trabalho de caridade que realizamos em prol da superação da miséria, da exclusão e da vulnerabilidade social, possibilitando que as ações beneméritas da entidade possam ser mais conhecidas não só no ambiente legislativo, mas também em todo o Brasil e no mundo. Portanto, estou muito contente pela gratidão hipotecada pelo Congresso Nacional a mim e, por conseguinte, à Sociedade de São Vicente de Paulo”, enfatizou Renato.
Além do presidente geral, outras 34 pessoas foram condecoradas com a Medalha. Cada partido político teve direito a indicar uma personalidade.