Presidente-geral cumpre agenda extensa em Paris
Foi uma semana recheada com visitas, celebrações e contatos muito proveitosos
Após participar da reunião ordinária da diretoria do Conselho Geral Internacional, realizada no último dia 10 de julho, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente-geral cumpriu extensa agenda institucional em Paris, a bela capital mundial da nossa Sociedade. De 11 a 19 de julho, foram feitas visitas a igrejas, reuniões com autoridades eclesiásticas, além de vários contatos institucionais.
Inicialmente, o Presidente-geral participou da santa missa na Capela de São Vicente de Paulo, concelebrada pelo padre Andrés Motto, assessor espiritual do Conselho Geral Internacional. Logo depois, a convite do padre Roberto Gómez, superior da Casa Mãe da Congregação da Missão, foi servido um almoço com a presença de todos os outros padres lazaristas franceses, numa agradável e fraterna conversa.
Monsenhor Matthieu Rougé, bispo da cidade de Nanterre (na região metropolitana de Paris), brindou-nos com sua visita à sede do Conselho Geral Internacional, e conheceu o “Espaço Histórico Ozanam” e as demais dependências, mostrando-se muito feliz com o crescimento da SSVP pelo mundo. Ele recebeu das mãos do Presidente Renato a medalha de Ozanam, livros sobre as “Cartas de Ozanam” e outros informes institucionais do Conselho.
Numa grata surpresa, ao visitar a Igreja de São Severino, o padre Vicente Thiallier explicou que São Vicente de Paulo batizou uma criança naquele lugar, mostrando ao Presidente-geral uma relíquia do santo da caridade. Padre Vicente teve a amabilidade de explicar sobre os vitrais que narram parte da história de vida de São Vicente de Paulo, localizados numa capela da paróquia.
Houve também uma visita à Basílica do Sagrado Coração (Sacre Coeur) de Montmartre, onde o Presidente-geral foi recebido pelo reitor, padre Stéphane Esclef, que relatou sobre a história daquela paróquia (iniciada em 1875) e destacou o apoio dado pelos confrades da SSVP àquela altura para arrecadar o dinheiro necessário para a construção.
Na nova sede internacional (Rua Glaciere), o confrade Renato Lima teve uma excelente reunião de trabalho com a Secretária-geral, consócia Marie-Françoise Salesiani-Payet, ocasião em que trataram da agenda do Conselho Geral para os próximos meses, com destaque para a Plenária de 2021 em Madri (Espanha) e a reunião da diretoria de dezembro (Lyon, França), entre outros temas. Vários funcionários da sede também interagiram com o Presidente-geral durante os dias dele na Cidade Luz.
Outro momento de forte significado foi a santa missa na Paróquia Santo Estêvão do Monte (Saint-Etinne-du-Mont), localizada no Bairro Latino (Quartier Latin), local em que foi criada a primeira Conferência da SSVP, em 1833, pelos sete fundadores. A Conferência Saint-Etienne-du-Mont existe até hoje, reunindo-se regularmente e prestando um fraterno serviço de acolhimento a pessoas sem-teto.
Além de todos esses eventos, o confrade Renato Lima também visitou a sede francesa da “Ordem de Malta” (entidade à qual será assinado acordo de cooperação em breve); a Casa Mãe da Congregação dos Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV), recebido pelo Irmão Jean-Marc Miele; a Paróquia Santa Rosália de Palermo, situada nas redondezas do Conselho Geral, onde foi recebido pelo padre Lionel Dumoulin; e, na companhia do padre Motto, esteve em lugares por onde São Vicente de Paulo caminhou, como a antiga região de São Lázaro e a Igreja de São Lourenço.