Presidente do CGI envia mensagem para a Juventude Vicentina
Durante a 4ª Videoconferência Internacional da Juventude da SSVP, o novo Presidente Geral do CGI, cfd. Renato Lima de Oliveira, enviou uma mensagem para a Juventude Vicentina e falou sobre os seus programas para a Juventude Vicentina, além de responder perguntas e dúvidas daqueles que participaram da videoconferência.
Confira a mensagem na íntegra, divulgada pelo site do Conselho Geral Internacional.
Queridos jovens participantes desta 4ª Videoconferência Internacional da Juventude da SSVP, boa tarde, boa noite, bom dia! É com imensa alegria que eu participo, novamente, desta atividade. Estou muito feliz por estar aqui hoje, com vocês, meus queridos jovens.
Ingressei na Sociedade de São Vicente de Paulo há 30 anos, em 1986. Na ocasião, eu tinha apenas 15 anos de idade. Era um adolescente. Minhas origens estão intrinsecamente ligadas ao movimento da juventude vicentina dos anos 80. Portanto, sinto-me muito confortável ao participar desta videoconferência.
No próximo dia 9, sexta-feira que vem, em Paris, estaremos assumindo a função de 16º Presidente Geral da Sociedade de São Vicente de Paulo. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pela Ozanam TV (www.ozanam.tv), às 10 horas da manhã, horário de Paris (UTC+1). Convido a todos que possam acompanhar. E peço suas orações, é claro.
No nosso programa de trabalho para o mandato de seis anos, entre 2016 e 2022, há vários tópicos relacionados à juventude. Vou citar CINCO das mais importantes medidas:
Primeira. Aumentar o número de delegados juvenis na Comissão Internacional de Jovens, que hoje é formada por 5 pessoas, e queremos que a mesma tenha 12 delegados, um jovem de cada Vice-presidência Territorial.
Segunda. Iremos realizar, em junho de 2018, na cidade espanhola de Salamanca, o 2º Encontro Internacional de Jovens da SSVP. Esse evento também está sendo chamado de “Salamanca + 10”, porque o primeiro encontro foi promovido em 2008, no mesmo lugar. Pretendemos reunir 150 jovens, um de cada país em que a SSVP está presente.
Terceira. Alteramos o nome do cargo. Agora, não é apenas “Vice-presidente Internacional de Juventude”. Agregamos, ao nome, crianças e adolescentes. Portanto, o confrade Willian Alves será o novo “Vice-presidente Internacional de Juventude, Crianças e Adolescentes”. Não é apenas uma mudança de nomenclatura, mas de postura!
Quarto. Iremos estabelecer manuais para Conferências formadas exclusivamente por jovens, e para Conferências formadas exclusivamente por crianças e adolescentes, entre 8 e 16 anos. Esse é um desejo antigo da juventude vicentina que iremos cumprir.
E quinto. Para o Encontro Internacional da Juventude da Família Vicentina, evento que acontece alguns dias antes da Jornada Mundial da Juventude com o Papa, em 2019 no Panamá, a SSVP irá se engajar mais e mais na organização deste evento, pois tenho a certeza que temos muito a contribuir.
Queridos amigos,
O jovem terá, a cada dia, mais espaço nas decisões dentro do Conselho Geral, e espero que no âmbito dos Conselhos Nacionais também. A importância dada aos jovens pela mais alta instância de nossa Associação vai servir de exemplo para os países. É assim que espero de verdade. Afinal, a SSVP foi fundada por JOVENS e é uma excelente opção para a prática da fé, da oração e da caridade por parte dos JOVENS em todo o mundo.
Meus queridos e minhas queridas, eu gostaria de dizer muitas outras coisas neste momento, mas o tempo é bastante curto e eu gostaria, então, de ouvi-los a todos. Portanto, vou terminando por aqui.
Ao finalizar, deixo-vos o lema que norteará nosso mandato. Escolhi uma passagem bíblica muito significativa para mim, pois trata da HUMILDADE. Nela, Jesus dá um conselho a quem pensar em ser o primeiro no Reino dos Céus. Ele disse aos discípulos: “Quem quiser ser o primeiro, que seja o último e o servidor de todos” (São Marcos 9, 35b).
Um grande abraço a todos e rezem por mim e pela equipe que assumirá o CGI nos próximos dias.