Plano de Enfrentamento da Pobreza no Campo, avança em Minas Gerais
Minas Gerais está intensificando a inclusão social e produtiva de trabalhadores da agricultura familiar para que consigam escoar parte da sua produção para a merenda escolar no Estado.
Doze mil famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas por meio de compras institucionais dos estabelecimentos de ensino. Isso se deve a uma parceria das secretarias de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e da Educação (SEE) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O intuito dessa parceria é a promoção da segurança alimentar, a geração de trabalho e renda, além da assistência técnica e extensão rural.
Espera-se que com a ação, sejam beneficiadas 23 cooperativas e 1.070 escolas estaduais em Minas. Este trabalho busca garantir a elevação percentual das compras institucionais para pelo menos 30%, conforme a previsão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o fortalecimento ao cooperativismo, assegurar que agricultores vulneráveis possam ser inseridos nas políticas básicas de segurança alimentar, geração de trabalho, renda e estruturação na área de educação.
Uma das justificativas para a implementação dessa ação é de que para cada R$ 1,00 investido, há um ganho real de 70% que são injetados na economia do município. Para que isso se torne possível, serão oferecidos 229 Cursos de Capacitação.
“A proposta é organizar, de um lado, a demanda das escolas para as compras de alimentos, qualificando os gestores das escolas públicas para que possam planejar as compras, considerando as necessidades nutricionais dos alunos, os produtos regionais e a produção de pequenos agricultores organizados em rede. E, por outro lado, organizar a oferta considerando a produção de agricultores em situação de vulnerabilidade, dotando-os de infraestrutura mínima visando adequar a produção e comercialização de acordo com a demanda do mercado institucional”, explica Beth Filizzola, coordenadora do Eixo da Inclusão Produtiva do Programa Novos Encontros.
Para conhecer mais sobre a ação do Plano de Enfrentamento da Pobreza no Campo, basta acessar o site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.