Pintando a Fraternidade: envio dos desenhos vai até dia 6 de agosto

O prazo para os envios do concurso Pintando a Fraternidade 2025 já está chegando ao fim. As Conferências de Crianças e Adolescentes de todo o Brasil têm até o dia 6 de agosto para enviar seu material para a sede do Conselho Nacional do Brasil (CNB). A premiação neste ano está para lá de especial e os vencedores serão conhecidos no dia 6 de setembro.
O concurso, que está em sua 9ª edição, tem como propósito incentivar a expressão artística e aprofundar os valores cristãos e vicentinos por meio do desenho, integrando temas de grande relevância espiritual e social. Neste ano, os participantes trabalharão com três importantes eixos temáticos: “Fraternidade e Ecologia Integral”, acompanhado do lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31); o Ano Temático da SSVP 2025 “Conferência: A essência do trabalho da SSVP”; e o Ano Jubilar 2025, com a proposta “Peregrinos de Esperança”, convocando os fiéis a uma jornada de fé, oração e reconciliação.
O concurso abrange todo o território nacional e é direcionado a crianças e adolescentes que participam de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCAs), ou de Conferências adultas nos locais onde não há CCAs constituídas. Para concorrer, é necessário que a Conferência esteja devidamente cadastrada no CNB. Os participantes são divididos em duas faixas etárias: Categoria A, de 6 a 11 anos, e Categoria B, de 12 a 15 anos.
A seleção dos desenhos será feita por uma comissão julgadora composta pela Coordenadora Nacional de CCAs, os sete coordenadores regionais e dois representantes da diretoria nacional do CNB. Para garantir imparcialidade, os coordenadores regionais não poderão avaliar os desenhos oriundos de sua própria região.
“A cada edição, vemos um crescimento expressivo na participação. Os orientadores abordam os temas com os grupos e, a partir dessas reflexões, surgem os desenhos, cheios de significado. É um exercício de aprendizado, sensibilidade e fé. Estimular esses talentos é uma forma de formação e também pode revelar grandes artistas”, destaca Maria Aparecida Peteck, a Cida, Coordenadora Nacional das CCAs.
Premiação
Os vencedores serão anunciados no dia 6 de setembro, pelo site oficial da SSVP Brasil: www.ssvpbrasil.org.br.
Na Categoria A e Categoria B, os prêmios para os três primeiros colocados incluem:
• 1º lugar: 1 notebook e uma imagem da padroeira da respectiva região;
• 2º lugar: 1 Alexa e uma imagem da padroeira da respectiva região;
• 3º lugar: 1 tablet e uma imagem da padroeira da respectiva região.
Além da premiação principal, haverá prêmios regionais, com um desenho selecionado por região, e prêmios destaque por Conselho Metropolitano, escolhendo um desenho entre os participantes de cada Conselho. Os prêmios regionais serão providenciados pela Comissão Nacional e os prêmios por Conselho serão responsabilidade dos próprios Metropolitanos.
Com criatividade, espiritualidade e engajamento, o Concurso Pintando a Fraternidade reafirma o papel formativo das CCAs e fortalece o vínculo dos jovens com a missão vicentina em todo o Brasil.