Perspectivas para 2022 no âmbito do Conselho Geral
O novo ano se inicia, e com ele muitas expectativas boas. Em janeiro, no dia 31, será publicada a Carta-Circular do 16º Presidente-geral, confrade Renato Lima, que este ano tratará de assuntos educacionais, ambientais e administrativos, sendo uma excelente opção de leitura espiritual para as nossas Conferências.
No dia 8 de fevereiro, será aberto oficialmente o “Ano de Le Taillandier”, com o lançamento do concurso internacional literário. Também em fevereiro será publicada a nova lista de membros da Estrutura Internacional, contendo pequenas mudanças em algumas funções e encargos no nosso Conselho. Um concurso especial para a juventude vicentina também será divulgado nesta data, para a escolha de 12 jovens para participarem dos eventos de Lisboa 2023 com todas as despesas pagas.
Em março, haverá a primeira reunião (porém online) da diretoria do Conselho Geral. Em abril, no dia 23, data de fundação da Sociedade de São Vicente de Paulo, será realizada a inauguração da sede geral, em Paris, juntamente com o “Espaço Histórico Ozanam” e as exposições “Conselho Geral em ação” e “Linha do Tempo da Canonização”. Na mesma data, haverá a segunda reunião da diretoria.
Em maio, o Projeto “SSVP Plus” deverá mandar a primeira missão aos países da Escandinávia, para verificar a possibilidade da fundação de uma Conferência em cada capital. Também em maio a área de formação do Conselho Geral promoverá o 3º webinar para debater o tema “Pandemia, Pobreza e Futuro”. Em junho, haverá em Paris a Plenária Anual do Conselho Geral, assim como a terceira reunião da diretoria. Neste evento, as regras para a eleição do 17º Presidente-geral serão apresentadas. A Ozanam TV transmitirá ao vivo a inauguração da sede em abril e a Plenária de junho.
Em julho, será promovida a 2ª Assembleia “All Africa”, em Nairóbi (Quênia), reunindo os 41 países africanos em que a SSVP está presente. Em setembro, a Vice-presidência Internacional de Juventude reunirá os delegados territoriais para uma troca de experiências, assim como a Vice-presidência Internacional de Formação fará o mesmo com os seus delegados territoriais, porém em outubro. Ainda em setembro teremos a quarta reunião da diretoria e uma peregrinação à cidade de Colombiers, terra do cofundador Jules Devaux. Em dezembro, fechando o ano, a quinta e última reunião da diretoria.
Sobre as viagens missionárias do Presidente-geral, se a pandemia assim o permitir, estão agendadas visitas aos seguintes países: Estados Unidos (Flórida, Filadélfia, Boston, Nova Iorque e Baltimore), Malta, Escócia, Mônaco, Suíça, Colômbia (Medellín), França, Quênia, São Tomé e Príncipe, Angola, Itália e mais três países da América Central (que serão definidos em breve). Pedimos a Deus que abençoe todos os projetos, iniciativas e programas do Conselho Geral, que vêm sendo implementados em prol da nossa Confederação.