Parlamentares federais felicitam o confrade Renato Lima como presidente eleito da Sociedade de São Vicente de Paulo
Durante o mês de junho, três parlamentares “amigos dos vicentinos” proferiram discursos, na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, alusivos à eleição do confrade Renato Lima como 16º presidente geral da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), cujas eleições ocorreram em Roma.
No dia 7 de junho, o deputado Rôney Nemer (PP/DF) destacou, com entusiasmo, o feito. “É com muita alegria que venho hoje a esta tribuna para registrar um fato muito importante para todos nós, brasileiros, em especial para os cristãos e católicos. No domingo (5 de junho), em Roma, um brasileiro foi eleito presidente internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo, entidade mais conhecida como Vicentinos”, festejou Nemer.
“Já conheço o confrade Renato Lima há vários anos, a partir das inúmeras atividades que desenvolvemos juntos na Igreja Católica, na vida política e como confrades vicentinos. Ainda se não bastasse o preparo profissional e intelectual de Renato, ele é um entusiasta do trabalho vicentino. É uma verdadeira liderança que agora atinge o posto mais elevado da instituição. Sua eleição é um merecido reconhecimento pelos 30 anos de vida vicentina, dedicados por ele às pessoas mais carentes”, comentou Nemer.
No dia seguinte, 8 de junho, o deputado Miguel Lombardi (PR/SP) enfatizou a importância da eleição do confrade Renato. “Foi um dia histórico para todos nós, vicentinos. É uma alegria ter um brasileiro presidindo a entidade criada por Antônio Frederico Ozanam e seus companheiros. Tenho certeza de que o confrade Renato exercerá uma liderança servidora. Ele é exemplo de vida vicentina”, acentuou Lombardi.
Já no dia 29 de junho, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PV/SP) ocupou a tribuna para se congratular com o confrade Renato. “Desde que a associação foi criada, em 1833, em Paris, esta é a primeira vez que um brasileiro torna-se presidente mundial. Esse é um fato histórico. Conheço o confrade Renato há bastante tempo. Foi por iniciativa dele que propusemos conceder à Sociedade de São Vicente de Paulo do Brasil, em 2011, a Medalha Mérito Legislativo. Ele é um vicentino bastante atuante e muito preocupado com a promoção integral das famílias carentes atendidas”, observou o parlamentar por São Paulo.
“Caridade não se faz só com intenção, se faz com ação. Essa é, com certeza, a bandeira defendida pelos vicentinos. Eles não ficam no campo das ideias, procuram os pobres onde eles estão. Os vicentinos sentem prazer em fazer o bem. O mundo seria completamente diferente se existissem outras pessoas com a mesma garra e determinação que os integrantes da Sociedade de São Vicente de Paulo”, arrematou Mendes Thame.
Jamais podemos nos esquecer da bela frase do papa Francisco a respeito da relação entre a política e a caridade: “A política é uma das formas mais elevadas da caridade”, uma vez que visa ao bem comum.
*Matéria enviada pelo cfd. Renato Lima e adaptada pelo DECOM/CMBH