Paris sedia as reuniões anuais da Confederação
Os eventos aconteceram em cumprimento à Regra e à legislação francesa.
Entre os dias 13 e 17 de junho, o Conselho Geral Internacional promoveu, em Paris (França), a Plenária Anual da nossa Confederação. O lugar escolhido foi o “Centro de Acolhida” da Congregação do Santo Espírito, uma casa de retiro localizada ao sul da capital francesa. A organização das reuniões coube à Secretária-geral, consócia Marie-Françoise Salesiani-Payet, que contou com o apoio fundamental do staff da sede internacional. A maioria dos presidentes nacionais compareceu presencialmente, mas aqueles que não o puderam fazer, acompanharam as reuniões remotamente, por meio do sistema “Zoom”. Os eventos foram transmitidos ao vivo pela Ozanam TV, em quatro idiomas.
No discurso de abertura, o confrade Renato Lima enfatizou sobre o papel institucional do Conselho Geral. “O Conselho Geral deve ser o farol da esperança, que mantém a Sociedade unida, vigilante e sempre animada. Esperamos que tudo o que temos implementado nesse mandato seja útil e bem aproveitado pelos Conselhos Superiores, em benefício da prestação de melhores serviços para os mais necessitados que assistimos em nossas Conferências e obras sociais”, destacou.
E agregou o Presidente Lima de Oliveira: “Vivemos tempos de fortes restrições para todos nós, em especial aos mais necessitados. O número de pobres continua aumentando, a miséria avança em muitos lugares do planeta, a inflação voltou, o terror da guerra reapareceu, e lamentavelmente a mensagem de Cristo ainda continua desconhecida para grande parte da humanidade. Eis aí um cenário desafiador que exige respostas concretas da nossa Sociedade!”.
No primeiro dia (13 de junho), aconteceu a reunião anual dos Vice-presidentes Territoriais, que são o “coração da Estrutura” do Conselho Geral. Os 12 Vice-presidentes passaram o dia discutindo a realidade das suas regiões, compartilhando ideias e analisando propostas de melhoria para o futuro. Neste momento, foram apresentados os resultados positivos da missão realizada, em maio passado, na Escandinávia (Noruega, Dinamarca, Finlândia e Suécia), dentro do Projeto SSVP PLUS, entre outros avanços.
Nos dias seguintes (14 e 15 de junho), foram realizadas, simultaneamente, duas reuniões: a da Seção Permanente (formada pela diretoria e pelos Vice-presidentes Territoriais) e a do Comitê Executivo Internacional (composto pelos 20 países com maior quantidade de vicentinos pelo mundo). Essas reuniões estão previstas na Regra e nos Estatutos internacionais da SSVP, além de serem uma exigência da legislação francesa.
Durante a plenária, os departamentos e comissões do Conselho Geral atualizaram, com detalhes, os projetos e iniciativas em andamento nos campos da formação, juventude, comunicação, gestão administrativa, finanças, governança, transparência, ouvidoria, relações públicas com o Vaticano e as Nações Unidas, canonização de Ozanam, crise na Ucrânia (parceria estratégica com a Depaul International), solidariedade global e a situação da adesão à logomarca pelos países que formam a nossa Confederação. A Comissão de Estatutos concluiu os trabalhos que duraram dois anos, apresentando algumas mudanças que serão votadas em 2023, na Assembleia de Roma.
Foi também celebrada, pelo padre Louis-Marie Cesbron (sacerdote da própria casa de retiros), uma santa missa para todos os presentes. A Medalha “Caridade na Esperança” foi concedida à ONG “Fraternidade sem Fronteiras”, presente em oito países (Estados Unidos, Brasil, Haiti, Senegal, Moçambique, Madagascar, Malawi e Congo), que foi representada pelo Senhor Ranieri Dias Lima, Vice-presidente da entidade. Com a mesma entidade, a SSVP firmou acordo de cooperação internacional, buscando uma maior aproximação entre as duas organizações. Houve ainda a agregação de 82 Conferências e seis Conselhos.
Durante o evento, foram aprovados os relatórios de atividades do Presidente-geral, da Secretária-geral e do Tesoureiro-geral, bem como toda a parte financeira (orçamento de 2022 e previsão para 2023) e as atas das sessões anteriores. Ao todo, foram aprovadas, por unanimidade, 16 resoluções, sendo três da Seção Permanente e 13 do Comitê Executivo Internacional. A Plenária aprovou, ainda, uma série de outros documentos, entre eles: Concurso cultural “Educação e Caridade”; Guia rápido “Como fundar uma Conferência em sete semanas”; Protocolo da Boa Governança (os Conselhos Superiores serão encorajados a adotá-lo em seus países); e um acordo de cooperação institucional com a ONG “Fraternidade sem Fronteiras”.
Antes de terminar os trabalhos, o Vice-presidente Geral, confrade Joseph Pandian, abriu oficialmente os procedimentos relacionados à eleição para o 17º Presidente-geral Internacional, com a leitura de uma carta informando que, em 13 de agosto, as regras eleitorais se tornarão públicas, e o Conselho Geral poderá receber, dos países, as indicações dos candidatos.
No dia 16 de junho, os presentes puderam participar de duas peregrinações vicentinas. A primeira ocorreu em Paris, onde foram visitados lugares relacionados a São Vicente de Paulo, a Ozanam e aos demais fundadores. O guia dessas visitas foi o confrade Ralph Middlecamp, presidente do Conselho Nacional dos Estados Unidos, que é autor de livros vicentinos e especialista sobre a fundação da SSVP.
Outro grupo esteve na cidade de Châtillon-sur-Charalonne (antiga “Châtillon-les-Dombes”), onde São Vicente de Paulo fundou, em 1617, a Sociedade das Damas da Caridade, hoje conhecida como Associação Internacional de Caridades (AIC). Esta visita foi conduzida pelo padre Andrés Motto, CM, assessor espiritual do Conselho Geral Internacional. Acompanharam conosco a peregrinação os participantes de um curso de formação que a Família Vicentina oferecia, na mesma semana, em Paris. Forte emoção foi sentida por todos ao participar da santa missa no local exato, no passado, São Vicente tinha seu dormitório e um pequeno escritório de trabalho.
Após esses eventos, o 16º President-geral, confrade Renato Lima de Oliveira passou alguns dias em Paris, antes da viagem institucional à Escócia, ocasião em que se reuniu com os funcionários da sede, manteve contatos com representantes da Família Vicentina e reuniu-se com o padre Arnauld Mougin, da Paróquia Santa Rosalie, onde, recentemente, o Conselho Geral inaugurou uma placa e o busto de Antônio-Frederico Ozanam.
“Agradecemos a presença de todos os Conselhos Nacionais que participaram das nossas reuniões, e esperamos vê-los em Roma, entre 12 e 18 de junho de 2023, para a atualização dos nossos estatutos e para o grande momento da eleição do sucessor do confrade Renato Lima, fato que será de grande júbilo para toda a nossa Sociedade”, observou a Secretária-geral Marie-Françoise.
Clique abaixo para ler:
- Resoluções aprovadas
- Discurso de abertura do Presidente-geral – Renato Lima
- Acordo de cooperação – Fraternidade sem Fronteiras
- Concurso cultural “Educação e Caridade”
- Guia rápido “Como fundar uma Conferência em sete semanas”
(a versão em português está sendo finalizada – segue a versão em espanhol) - Protocolo da Boa Governança
- Discurso – Joseph Pandian – Abertura do processo eleitoral
- Orações para o 17º Presidente-geral