Parabéns aos novos diáconos Fábio, Ramon e Adriano!
“Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), lema do 3º Ano Vocacional no Brasil, também foi o lema escolhido pelos irmãos Adriano, Fábio e Ramon para celebração e ministério diaconal que os mesmos teriam e começariam, a partir de 24 de junho de 2023.
A missa de ordenação ocorreu, às 9h, no Santuário Nossa Senhora Mãe do Homens no Complexo do Caraça. Presidida por Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana, de quem pela imposição das mãos e oração consecratória, tornaram-se diáconos da Igreja, para o serviço do Povo de Deus: Adriano Pires, CM, Fábio José, CM e Ramon Aurélio, CM.
Com a celebração, os neo-diáconos terminam um ciclo e iniciam um novo, rumo ao segundo grau da ordem, já que são diáconos transitórios até a ordenação presbiteral, em data ainda não definida. Antes da ordenação, os três diáconos tiveram tríduos vocacionais celebrados em suas comunidades de missão: Adriano, em Itapuã do Oeste–RO, Fábio, em Campina Verde–MG e Ramon, em Santa Bárbara–MG. A previsão é que continuem desenvolvendo seu diaconato nas referidas obras.
Participaram da celebração de hoje o provincial, Pe. Eli Chaves, CM, e um bom número de coirmãos, seminaristas, estudantes, padres diocesanos e religiosos, bem como familiares dos neo-diáconos, amigos e paroquianos das obras onde serviram durante o tempo de formação inicial de cada um deles.
Dom Airton fez questão de pontuar em sua fala os exemplos que os candidatos poderiam ter como referência, apontando o saudoso Dom Viçoso como um deles, bem como o maior profeta do Primeiro Testamento, São João Batista, uma vez que a celebração se deu na solenidade de seu nascimento. Cada um é chamado a, como João, apontar a Jesus, diminuir-se para que o Cristo apareça, servindo à Palavra, ao Altar e à Caridade, o maior deles, segundo Dom Airton, a Caridade, tão cara a Jesus, e a seus seguidores, como nosso fundador, São Vicente de Paulo.
Desejamos que os Diáconos Adriano, Fábio e Ramon, como ministros da Igreja, sejam muito felizes em seus ministérios, sendo fieis à Igreja e a Congregação, seguindo os caminhos do Mestre Jesus, deixando-se alcançar por Sua luz, e levando a luz de Jesus aos mais pobres.