Confrade Harrison Martins será ordenado diácono permanente
Harrison Martins Saraiva é vicentino atuante da Conferência Coração Eucarístico de Jesus, vinculado ao Conselho Particular Sagrada Face – Central Imaculada Conceição, de Venda Nova (BH), e será ordenado Diácono Permanente para serviço ao povo Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte.
No dia 19 de outubro, Harrison foi instituído Leitor e Acólito – passo que antecede o diaconato permanente – em uma celebração presidida por Dom Vicente de Paula, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, no Santuário São Judas Tadeu no bairro da Graça.
A Ordenação Diaconal acontecerá no dia 24 de novembro, sábado, às 09h30 no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, em Caeté (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte.
O confrade falando sobre a missão destaca o estreito relacionamento com Deus confiando em sua graça para servir a Igreja e ao povo. “O chamado é em vista de uma missão. Não importa onde chegaremos, mas quem está nos conduzindo, Deus.”
O que é um diácono permanente?
Santo Estêvão, primeiro mártir da igreja, era diácono. E, até então muitos fiéis não têm consciência do que seja isso. Na Igreja primitiva, o diaconato foi criado pelos Apóstolos para permitir que os sacerdotes pudessem se concentrar na essência de seus deveres sacerdotais. Hoje a função do Diácono é ser auxiliar do bispo no serviço da caridade, sendo ele também pertencente ao clero. Para se tornar diácono, pode ser casado ou celibatário, estado que deve manter após a ordenação. Ordenado ele pode pregar, batizar, presidir casamentos, presidir celebração da palavra, ler o Evangelho e fazer a homilia durante a missa, dar bênçãos e distribuir a Eucaristia