O Serviço Jesuíta para os Refugiados recebeu a Medalha “Caridade na Esperança”
O P. Tom Smolich SJ, Diretor do Serviço Jesuíta para os Refugiados, recebeu a distinção nos atos oficiais da Reunião Anual do Conselho Geral Internacional – Paris 2020.
O Serviço Jesuita para os Refugiados foi premiado com a Medalha “Caridade na Esperança”, uma distinção concedida pelo Conselho Geral Internacional. Com esta medalha, a SSVP deseja reconhecer aqueles que são um exemplo de “serviço na esperança”, ao mesmo tempo que reforça os laços com personalidades e / ou entidades com as quais a SSVP mantém objetivos e projetos comuns, especialmente nestes tempos difíceis que vive nosso planeta.
A entrega da medalha ocorreu no dia 13 de dezembro, durante a “Reunião Anual do Conselho Geral Internacional – Paris 2020”. Devido à pandemia, a cerimónia foi realizada virtualmente e contou com a participação do P. Tom Smolich SJ, diretor do Serviço Jesuíta para os Refugiados, que recebeu a notícia do Presidente Geral da SSVP.
Renato Lima destacou o Serviço Jesuíta como uma iniciativa impressionante pela qual a Igreja Católica apresenta uma ação concreta – sem teoria ou discursos vazios – para ajudar aqueles que tiveram que deixar suas terras por causa de guerras, fome, questões econômicas ou perseguições políticas e religiosas: “A humanidade – disse o Presidente Geral da SSVP – não será capaz de agradecer o suficiente o brilhante trabalho que o Serviço Jesuíta realiza pelos mais fracos, mais vulneráveis e excluídos. Eles ajudam os mais necessitados do mundo, pessoas que deixaram suas famílias e seus empregos para buscar melhores condições de vida em outro lugar. Seres humanos, filhos de Deus, que merecem uma vida digna! Parabéns! Todos os vicentinos se alegram e reconhecem o seu trabalho ”.
O Serviço Jesuíta para os Refugiados, que recentemente celebrou seu 40º aniversário (novembro de 2020), atende mais de 811.000 pessoas por meio de diferentes projetos localizados em 54 países ao redor do mundo. Os refugiados recebem ajuda de emergência, educação, atendimento psicológico, material e ajuda de treinamento para sua recuperação socioeconômica, bem como assistência pastoral. https://jrs.net/es/home/
Esta é a terceira edição da entrega da Medalha “Caridade na Esperança”, pela qual o Serviço Jesuíta para os Refugiados se junta aos vencedores das duas edições anteriores, o Rotary Club International (2018) e a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (2019).
A partir deste momento, e até 1º de março de 2021, os países membros da Confederação Internacional da SSVP podem apresentar as candidaturas que optem pela quarta edição da Medalha “Caridade na Esperança”, distinção que será atribuída no próximo Encontro Anual do Conselho Geral Internacional, a realizar-se, se Deus quiser, em setembro de 2021 em Madrid.
Fonte: ssvpglobal