O novo livro do confrade Gesiel Júnior, impresso com apoio do CGI, obra registra trajetória de Santos e Beatos que pertenceram à SSVP
Lançado durante a reunião plenária do Conselho Geral Internacional da SSVP, realizada na Casa Diocesana do Vilar, na cidade do Porto, em Portugal, no último dia 13 de junho, o livro “Santidade nas Conferências Vicentinas”, de autoria do pesquisador brasileiro Gesiel Júnior, marcou as comemorações dos 180 anos do CGI. O volume, de 160 páginas, é uma coletânea completa por reunir biografias de 9 Santos, 36 Beatos, 10 Veneráveis e 16 Servos de Deus, os quais participaram ativamente de Conferências vicentinas.
“Estudioso da história da Sociedade de São Vicente de Paulo, tendo já publicado alguns livros sobre o tema, Gesiel Júnior, meu amigo pessoal, um profissional habilidoso e comprometido com os fatos históricos da humanidade, nos brinda com este compêndio interessante por reunir, de modo objetivo, testemunhos de membros da SSVP que se santificaram no serviço aos Pobres”, diz no prefácio do livro, o confrade Renato Lima de Oliveira, 16º Presidente Geral da SSVP.
Segundo o autor, o seu livro é uma espécie de Santoral da SSVP, feito para recordar, em especial, quem imitou a Jesus servidor dos Pobres, percorrendo os passos de Ozanam e de seus companheiros. “Porque a nós cabe o dever da memória, a fim de preservar tal patrimônio incomparável de obediência ao Deus vivo e à sua palavra de caridade”, realça Gesiel.
O Presidente do Conselho Nacional da SSVP da Espanha, confrade Juan Manuel Buergo Gómez, classificou o livro como “trabalho magnífico”. Por isso o CGI planeja publicar “Santidade nas Conferências Vicentinas” também nas línguas francesa, inglesa e espanhola. A edição portuguesa está sendo distribuída no Brasil, em Portugal e nos cinco países lusófonos da África.
“Essa pesquisa de excelência é digna de louvor, e o CGI espera que, com a disseminação do seu conteúdo, as vidas dos santos confrades e consócias sejam mais conhecidos, e que outras pessoas, estimuladas por esses exemplos, possam também buscar a própria santificação”, declarou Renato Lima.
O escritor Gesiel Júnior, Vicentino que reside em Avaré (SP), publicou como colaborador, primeiramente nas páginas da Revista Vicentina Adoremos, entre os anos de 2006 e 2009, vários perfis biográficos que integram o novo livro, cujo lançamento no Brasil está previsto para breve.
Por Marileide Araújo (Conselho Central Belo Horizonte)
Como podemos adquirir?