O mandato da atual diretoria internacional completa 5 anos
No próximo dia 9 de setembro de 2021, o atual mandato do Conselho Geral Internacional estará completando cinco anos, sob a proteção de Maria Santíssima e de São Vicente de Paulo.
Inicialmente, quero agradecer ao Bom Deus pela graça de ter sido escolhido por Ele, por intermédio dos votos da maioria dos países membros da nossa Confederação, para desempenhar a nobre função de 16º Presidente-geral da Sociedade de São Vicente de Paulo.
Fui eleito para conduzir os destinos do Conselho Geral Internacional até 2022; porém, devido à crise sanitária internacional provocada pela Covid-19, os países que integram o Comitê Executivo Internacional, reunidos em assembleia extraordinária, estenderam o mandato em mais um ano.
Antes de tudo, quero agradecer à diretoria internacional, aos funcionários da sede e especialmente aos Conselhos Superiores – que formam parte da Confederação – pelo apoio incondicional que dão a mim e ao Conselho Geral. É devido a essa união, harmonia e alinhamento estratégico que todas as metas planejadas estão sendo atingidas e até mesmo superadas. Registro aqui, e insisto: não é mérito meu, mas de todos que se irmanaram nesse propósito.
O Conselho Geral é o grande protetor da Regra e o guardião da unidade, desde 1839, mantendo a SSVP com os mesmos fundamentos e princípios nos mais de 150 territórios em que está presente. Nossas preocupações giram em torno de fazer uma gestão transparente, democrática e inovadora, estando sempre perto dos confrades e das consócias, mostrando a importância do Conselho Geral para toda a SSVP.
Sou uma pessoa aberta e procuro tomar as decisões mais difíceis por meio do diálogo e do consenso, como nos ensina a tradição vicentina. Nem sempre acertamos, mas podemos garantir uma coisa: nunca ficamos parados ou de braços cruzados, especialmente durante esses tempos difíceis da pandemia.
Nesses cinco anos, creio que alcançamos diversos objetivos, por meio de projetos, iniciativas e programas que ampliaram a visibilidade do Conselho Geral. Atuamos fortemente para difundir a biografia dos sete fundadores e intensificamos o processo de canonização de Ozanam. Criamos o Fundo Internacional de Solidariedade (FIS), ampliando a área de solidariedade do Conselho e a ajuda fraterna além-fronteiras.
Na área da formação, introduzimos novos módulos do Programa Universal, editamos novos livros e retomamos a edição das Cartas-circulares. Para a juventude, criamos o Dia Internacional do Jovem da SSVP (4 de julho), o censo juvenil, o 2º Encontro Internacional, em Salamanca (Espanha), dentre várias outras ações. Trabalhamos duro para modernizar a nossa comunicação, com novo site, vídeos institucionais, redes sociais, logomarcas comemorativas e boletins informativos. Instituímos o serviço de Ouvidoria Geral (ombudsman), para receber comentários e críticas, e resolver eventuais conflitos.
Demos forte ênfase nas relações institucionais, por meio de acordos e convênios, aproximando a SSVP mais ainda da Igreja e das Nações Unidas. Nesses cinco anos, mesmo com a pandemia, conseguimos visitar 40 países. Por intermédio do Projeto “SSVP Plus”, levamos a SSVP para seis novos países. Também instituímos o “Dia Internacional da Consócia”, em 14 de agosto, e a campanha espiritual pela canonização de Ozanam, com um jejum no dia 23 de cada mês. Para coroar a atual gestão, adquirimos uma nova sede geral em Paris, quadruplicando o patrimônio do Conselho Geral.
A todos os confrades e consócias do mundo inteiro, peço-vos que orem por mim e pela minha família, e que possamos seguir servindo à SSVP, sempre em unidade.
Confrade Renato Lima de Oliveira, em nome da Diretoria internacional.