O jovem amigo Ozanam
“Ninguém se torna cristão sozinho”. Dezessete anos após a beatificação de Antônio Frederico Ozanam, em Paris, na França, o Papa Francisco, na audiência geral realizada em 2014, no Vaticano, exclamou que: “Não estamos isolados, nem somos cristãos por conta própria”.
Ozanam não só conhecia essa máxima dos verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, que ao fundar a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) contou com mais 6 fiéis amigos. Na experiência do contato, da tolerância, do amor mútuo, do planejamento, das lágrimas e dos risos foram construídas primícias da SSVP.
Antônio Frederico Ozanam foi beatificado em 22 de agosto de 1997, e o papa São João Paulo II foi quem presidiu a cerimônia de reconhecimento público da santidade de um dos fundadores de nossa Sociedade. “O Beato Frederico Ozanam, apóstolo da caridade, esposo e pai de família exemplar, grande figura do laicado católico do século XIX, foi um universitário que assumiu uma parte importante no movimento das ideias do seu tempo”, refletiu o papa que hoje é santo.
Ozanam faleceu em 08 de setembro, mas em função da solenidade da Natividade de Nossa Senhora – celebrada nesta data, a Igreja definiu 09 de setembro como a memória liturgia deste jovem beato amigo dos pobres.
Isso nos interpela a refletir o que significa ter um fundador reconhecido como no caminho da santidade, faltando apenas mais um milagre para ser oficialmente santo. Anos já se passaram desde a sua beatificação e nós vicentinos sempre pedimos a Deus a graça da obtenção de um novo milagre. Será mesmo essa a vontade de Deus? Será essa a vontade de nosso amigo Antônio Frederico Ozanam?
Fato é que o beato Ozanam sempre foi companheiro fiel de seus amigos e não somente discursava e defendia a justiça social como também realizava obras de misericórdia que promoviam a dignidade das pessoas. Sua vida revela o rosto amável de Cristo.
ORAÇÃO PELA CANONIZAÇÃO DO BEATO FREDERICO OZANAM
Senhor, fizeste do beato Frederico Ozanam uma testemunha do Evangelho, maravilhado pelo mistério da Igreja.
Inspiraste seu combate contra a miséria e a injustiça, e o dotaste de uma generosidade incansável, ao serviço de todos aqueles que sofrem.
Em família, ele se revelou filho, irmão, esposo e pai excepcional. No mundo, sua ardente paixão pela verdade iluminou seu pensamento, seu ensinamento e seus escritos.
À nossa Sociedade, que concebeu como uma rede universal de caridade, ele soprou o espírito de amor, de audácia e da humildade, herdados de São Vicente de Paulo. Em todos os aspectos de sua breve existência, emerge sua visão profética da sociedade, tanto quanto a influência de suas virtudes.
Por essa multiplicidade de dons, nós te agradecemos Senhor, e solicitamos – se é de tua vontade – a graça de um milagre, pela intercessão do beato Frederico Ozanam.
Possa a Igreja proclamar sua santidade, se esta for providencial para o momento atual.
Nós te pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
Por: Gustavo Correia
Departamento de Comunicação do CMBH
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, edição 1009, ano 102.
Faça sua assinatura AQUI