Nova Estrutura internacional
Nova Estrutura internacional e organograma do Conselho Geral para 2021-2022
Apresentada a nova Estrutura e organograma do Conselho Geral Internacional para os dois próximos anos sob a presidência do confrade Renato Lima de Oliveira
A Sociedade de São Vicente de Paulo tem, em seu carisma, na herança de São Vicente, o cuidado “afetivo”, o calor humano e a proximidade ao próximo, mas também, e de forma importante, a busca da “efetividade” em suas obras e em seu serviço.
A Estrutura internacional, que agora apresentamos para os dois próximos anos (2021-2022) e que é formada por numerosos vicentinos e vicentinas, que falam todos os tipos de idiomas e provêm de todos os cantos do planeta, é reflexo deste ânimo da Sociedade de São Vicente de Paulo de “fazer bem o bem” (São Vicente de Paulo).
Como se pode perceber, há muitas e variadas incumbências e serviços a se realizar no Conselho Geral Internacional e, por trás de cada um deles, um vicentino que se compromete a dar o melhor de si mesmo para que, com a ajuda de Deus, cresça esta “rede de caridade” e que encha de esperança e de amor a humanidade inteira, especialmente aqueles que sofrem a pobreza em qualquer uma de suas formas porque “Deus, que desenhou as nuvens para produzir os relâmpagos, também fez as almas para irradiar amor” (Bem-aventurado Antônio-Frederico Ozanam).
Esperamos que este desejo do Bem-aventurado Ozanam seja cumprido especialmente neste ano de 2021 que agora dá seus primeiros passos, após os imensos desafios do ano passado, marcado pela forte crise sanitária, e que Deus ilumine os membros da Estrutura internacional, e a cada vicentino do mundo, em sua missão de fé e compromisso de serviço aos mais pobres.
O Presidente-geral, confrade Renato Lima de Oliveira, declarou: “Desejo agradecer de todo coração àqueles vicentinos e vicentinas que participaram da Estrutura internacional nos primeiros quatro anos de mandato, aos quais expresso minha imensa gratidão pelos serviços desenvolvidos, pedindo a todos os que continuam que sigam com o mesmo carinho e lealdade. Para aqueles que se incorporaram à estrutura internacional, peço que sejam conscientes do privilégio e da alegria que significa servir ao Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo”.
As novidades para esse novo período são várias; vamos, aqui, mencionar algumas. Fica criada a 3ª Vice-presidência Geral Adjunta, sob a liderança do confrade Juan Manuel Buergo Gómez (Espanha). O confrade Antonio Gianfico (Itália) será o novo Vice-presidente Internacional de Relações Institucionais. O confrade Alfons ten Velde (Holanda) será o novo Vice-presidente Internacional de Governança & Assuntos Estratégicos. Já o confrade Ralph Middlecamp (EUA) aceitou o desafio de comendar a nova Vice-presidência Internacional de Solidariedade & Projetos Sociais. Há ainda a consócia Helen O’Shea (Inglaterra & Gales) que cuidará do Departamento de Governança. Novos delegados territoriais, comissões e departamentos também foram nomeados.
Segundo a Regra, a Estrutura encerra o seu serviço juntamente com o término do mandato do Presidente-geral, em 8 de setembro de 2022. Contudo, por ser a última etapa do mandato, visando evitar descontinuidade dos serviços, a Regra (sabiamente) estabelece que os componentes da Estrutura possam permanecer por mais seis meses (8 de março de 2023), ou até que o novo Presidente-geral possa fazer os ajustes que julgar necessários (Artigo 3.28 dos Estatutos Internacionais).
Além disso, após a aprovação da diretoria internacional, o Presidente-geral também indicou os novos países não permanentes que farão parte, neste biênio, do Comitê Executivo Internacional (CEI), previsto nos Estatutos da Confederação, e que agora conta com duas novas categorias: países com até 500 Conferências, e países entre 501 e 999 Conferências. Desta forma, amplia-se a transparência e melhora-se a governança internacional. “Estou muito contente com os aprimoramentos que foram introduzidos à Estrutura. Creio que faremos mais e melhor, com os mesmos recursos econômicos, sem gerar gastos adicionais”, garantiu o nosso Presidente-geral.
Confira todas as novidades clicando aqui: 2021-2022 – New Structure ENG
Fonte: ssvpglobal