Nova Diretoria e Conselho Fiscal passam por formação
Véspera da posse foi marcada por dia intenso de muitas atividades, palestras, reflexões, aprendizado e instruções na sede do Conselho Nacional do Brasil

A partir de amanhã, dia 4, o Conselho Nacional do Brasil (CNB) passa a ter uma nova Diretoria, sob o comando da Presidente Elisabete Maria de Castro, a Bete. Mas mesmo sem ter tomado posse, os trabalhos já começaram e os membros da nova equipe passaram por uma formação neste sábado, dia 3, na sede do Conselho: um dia de palestras, reflexões e muito aprendizado, organizado pela equipe da Ecafo da gestão do Presidente Márcio José da Silva, coordenada por César Custódio.
Abrindo os trabalhos, o 1º Vice-Presidente Geral do Conselho Geral Internacional (CGI), Sebastian Gramajo, representando o órgão internacional, ressaltou a importância do Brasil para a Organização de maneira global e destacou a necessidade de empenho dos vicentinos do mundo inteiro, em especial do Brasil, maior país vicentino do mundo, para a santificação de Ozanam. “Toda vez que a gente vem ao Brasil fica encantado com o amor de vocês pela SSVP. O Brasil é exemplo para o mundo e todos acreditam no trabalho de vocês e esperam muito. O CGI deseja uma ótima gestão”, destacou.
Padre Allan, atual Assessor Espiritual do CNB, que permanecerá no cargo a convite da Presidente Bete, palestrou sobre o tema “Liderança servidora”. “Estamos começando uma nova gestão e é preciso falar de liderança, lembrando que a maior liderança de todos, que liderou servindo, foi Jesus. Somos convidados pela nossa presidente Bete, mas, antes de tudo, somos chamados por Deus para trabalhar, porque nosso serviço é vocacional. Nosso trabalho é continuação do chamado e da vocação de Jesus e entender isso é muito sério e importante para nós que estamos chegando a uma diretoria”, afirmou.
A irmã Carolina Mureb, Filha da Caridade, trouxe à nova Diretoria uma reflexão profunda baseada em oito das 12 lições do Papa Francisco. “Quando vocês assumem essa missão, vocês precisam fazer na perspectiva cristã, dar a vida, dar a vida aos Pobres, dar a vida aos vicentinos, é uma doação, um comprometimento. Serviço de liderança significa animar os vicentinos a viverem o carisma e a se comprometerem com a missão. Estamos aqui para servir”, definiu.
A Presidente eleita, Bete, deixou seu recado de boas-vindas e de otimismo para o mandato, passou algumas noções práticas do funcionamento do CNB e destacou a importância de se manter a unidade dentro da Diretoria. “Eu entendo que ninguém faz nada sozinho. Vamos dividir tarefas sempre. O desafio de um é de todos, a conquista de um é de todos! Dentro do CNB não podemos cultivar cultura da competição, temos que manter a unidade, como vinha acontecendo desde a gestão de Marcio. Temos que ser luz para refletir na base. A partir de amanhã serão 24 horas no ar, o dia a dia vai ser diferente, será uma entrega de cada um de nós, com comprometimento. Vão ter desafios e alegrias! Estou animadíssima. Alguns da antiga diretoria permaneceram em outros cargos, outros estão chegando, mas vejo em todos o desejo de fazer. Vamos começar um tempo de amizade, parceria, em que um fortalece o outro, sempre lembrando que nada é nosso, é tudo dos Pobres”, enfatizou.
Após a fala de Bete, os novos Diretores e Conselheiros Fiscais receberam uma série de explicações práticas sobre o funcionamento do Conselho Nacional, como prestação de contas.






Escrito por Marina Prado
SSVP.BRASIL



