No dia da beatificação de Ozanam, vicentinos promovem evento de formação com o Presidente-geral
O encontro de formação aconteceu em São Paulo, Brasil
No último dia 22 de agosto, para celebrar os 24 anos da beatificação do confrade Antônio-Frederico Ozanam, o Conselho Metropolitano de São Paulo (Brasil) promoveu uma Manhã de Formação com a presença do confrade Renato Lima de Oliveira, 16° Presidente-geral da SSVP.
O evento reuniu as lideranças que exercem o serviço vicentino em 14 Conselhos Centrais da região, além dos membros da diretoria do Conselho Metropolitano local.
Antes da palestra, foi celebrada a santa missa, pelo padre Tito Marega, provincial dos Religiosos de São Vicente de Paulo (RSV). Na homilia, o celebrante deu vários ensinamentos aos vicentinos, especialmente em tempos de pandemia, valorizando a visita domiciliar e o trabalho de caridade da Conferência, que é o local onde os confrades e consócias aprofundam-se na fé, na oração e na vida em comunidade. “A Conferência vicentina é essencial, pois ela representa a memória dos pobres no seio de cada paróquia”, comentou o sacerdote.
Logo depois, passou-se para a palestra intitulada “Postura vicentina mais adequada para os tempos atuais”, na qual o confrade Renato procurou debater com os presentes a existência de alguns comportamentos não desejáveis dentro da SSVP, especialmente entre as lideranças da SSVP, visando propor mudanças de rumos. Foi, como ele mesmo disse, um “exame de consciência coletivo”, objetivando melhorar os trabalhos vicentinos.
“O que se pretende é mostrar que certas atitudes e procedimentos têm sido danosos para a nossa Sociedade, e tais abordagens devem ser evitadas e rechaçadas. Como dirigentes, nosso papel é adotar uma liderança servidora, como nos ensina a tradição vicentina e como nos orienta a Regra. Como dizia Ozanam, os dirigentes precisam ser realmente santos, e repletos de qualidades que possam ser motivo de exemplo para as pessoas ao nosso redor”, destacou o Presidente Renato.
A palestra foi dividida em quatro partes: 1) qualidades necessárias para o dirigente vicentino; 2) desafios na vida do líder vicentino; 3) características do dirigente vicentino; e 4) como alcançar uma liderança servidora. Após a apresentação, os participantes foram organizados em pequenos grupos para refletir sobre algumas perguntas, e ao final foram apresentadas as conclusões de cada grupo, focado em como resolver os problemas encontrados na gestão administrativa da SSVP.
Para finalizar, a presidente do Conselho Metropolitano, consócia Inês Regina Vieira, ofereceu a todos os presentes um delicioso almoço. Para este evento, por conta da crise sanitária, foram seguidos todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades governamentais brasileiras.
Clique aqui para ler a palestra em PPT do Presidente-geral, em português.