Missa da Unidade
No dia 13 de abril de 2017, às 9h, aconteceu a Missa da Unidade, no Ginásio do Mineirinho. Estiveram presentes cerca de 15 mil fiéis, além dos bispos, padres, diáconos e seminaristas. Essa missa é realizada há 96 anos, uma vez por ano, desde a instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Foi presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo e celebrada por dom João Justino, arcebispo coadjutor eleito para Montes Claros pelos bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Edson Oriolo, dom Geovane Luís e dom Otacílio de Lacerda; pelo monsenhor Vicente Ferreira, que em maio será ordenado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, por dom José Maria Pires, arcebispo emérito da Paraíba, por dom Geraldo Vieira Gusmão, bispo emérito de Porto Nacional e por todo o clero da Arquidiocese.
Os fiéis acompanharam a homilia de dom Walmor com velas acesas. Ele ressaltou sobre a importância da sociedade brasileira se pautar pelos valores da justiça, do amor, da paz e da solidariedade: “Nós precisamos, como sociedade, levantar a cabeça para uma grande reconstrução nacional, não há outro caminho. Só Cristo é, verdadeiramente, um rumo para todos nós”.
Durante a celebração, houve a benção dos Santos Óleos que serão usados ao longo do ano de 2017, no sacramento do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. Os sacerdotes também renovaram seus votos de compromisso com a igreja e a Pastoral dos Surdos da Arquidiocese fez tradução simultânea em Língua de Sinais para que todos pudessem participar, junto da Arquidiocese.
Jovens da paróquia São João Bosco realizaram uma bela apresentação inspirada na Campanha da Fraternidade 2017. Foram aplaudidos de pé pelo público e encerraram assim, a celebração.
Como sempre, esta manhã foi de muita paz e fé.
O CMBH esteve presente distribuindo exemplares da revista Adoremos e recolhendo assinaturas para futuros leitores da revista. Ao final, entrevistamos algumas pessoas que falaram a respeito daquela manhã.
” Foi maravilhoso ter essa experiência novamente. Principalmente desta vez, que foi fundamental a presença de tantos jovens. Eu fiquei muito encantada com tudo e essa oportunidade de estar ouvindo o bispo falar, salientando a realidade do Brasil, que estamos tão tristes e tão abalados, mas viemos aqui recarregar a energia e a esperança; e que a gente pode sim fazer a diferença.” Adriana Letícia.
“Essa missa é uma missa que preenche a gente com o Divino Espírito Santo e eu faço parte de Paróquia, sou secretária da Paróquia Santo Afonso de Ligório, sempre estou aqui nessa missa. Viemos com o especial da minha paróquia Santo Afonso, vem o pessoal da comunidade, mais o pároco, que é o padre Mário José Neto”. Maria Madalena Ribeiro
Abaixo, fotos da Missa da Unidade: