Mestres e Senhores é tema do Seminário 2019
No último sábado (13), o Conselho Metropolitano de Belo Horizonte (CMBH) promoveu no Centro de Formação Vicentina (CFV), na região de Venda Nova (BG/MG), o Seminário de formação sobre o ano temático da SSVP.
Mais de cem vicentinos, entre confrades e consócias membros dos Conselhos Centrais vinculados ao CMBH, participaram dos momentos de oração e formação. A Santa Missa presidida pelo assessor espiritual do CMBH, Pe. Juarez Soares, iniciou as atividades do dia consagrando o trabalho vicentino a Deus, destacando a missionariedade cristã.
A primeira formação foi conduzida pelo Padre Getúlio (Congregação da Missão) que aos 16 anos respondeu ao chamado sacerdotal. Recorrendo a espiritualidade de São Vicente de Paulo ajudou aos vicentinos no entendimento de quem são os Mestres e Senhores da SSVP: os pobres. Com ênfase, falou sobre a necessidade da idoneidade na administração dos bens e a preocupação de que as fontes de renda sejam lícitas e honestas. “São Vicente foi um homem de inteligência. Depois de sua conversão aos pobres, nunca os perdeu de vista. Sempre buscou uma vida de equilíbrio entre a formação e a missão. Quem se afasta da missão não está percorrendo o caminho certo, é preciso consciência”.
Padre Getúlio resgatou durante a palestra que nem sempre seremos reconhecidos ou agradecidos por aqueles a quem ajudamos, por vezes podem ser ignorantes e rudes, assim indicou aos vicentinos a sempre recorrerem a célebre frase de São Vicente de Paulo “Virai a medalha e, com as luzes da fé, vereis que o Filho de Deus que quis ser pobre se apresenta nestes pobres. Ó Deus, como é belo ver os pobres se os consideramos em Deus e com a estima que Jesus Cristo teve por eles” (Coste XI, 32).
A segunda formação foi ministrada pelo confrade Valdeir que é assistente social, atua no Conselho Metropolitano de Contagem e abordou a importância da elaboração de projetos sociais que visem a promoção humana e geração de renda. Destacou o edital de projetos do Conselho Nacional do Brasil (CNB) e como os projetos estão sendo desenvolvidos têm apresentado oportunidades de vida nova aos assistidos pela Sociedade de São Vicente de Paulo. Reforçou ainda que está em fase de finalização uma parceria entre os Conselhos Metropolitanos de Belo Horizonte e de Contagem, visando revisar e bem elaborar projetos para serem enviados ao CNB.
O confrade Wellington Corrêa, presidente do CMBH, agradeceu aos Conselhos Centrais pelo empenho e participação.”Estes momentos de formação são essenciais a nossa vocação vicentina. Precisamos nos esforçar e incentivar mais pessoas a engajarem na SSVP, mas devemos também nos preocupar com o exemplo e testemunho de vida para que não sejamos causa de queda para outras pessoas”.