Mensagem do Presidente: O conhecimento necessário
Querida Família Vicentina, confrades e consócias,
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) não é a mesma desde que foi fundada em 1833. Milhares de pessoas já lideraram a SSVP, desde as Conferências ao Conselho Geral Internacional. Ao longo destes 186 anos de história muitos foram os desafios, que em cada tempo tentaram responder ao clamor dos mais pobres. Todo esse caminho de amparo e socorro dos pobres, e como consequência buscando a salvação pessoal, foi e é possível porque a Graça de Deus – através do Espírito Santo – nunca falta a SSVP.
Sem a ação do Espírito seríamos apenas um grupo de amigos e conhecidos em prol do bem coletivo e com certeza pelos inúmeros desacertos já teria sido decretado seu fim. A graça do Pai nunca nos faltou e precisamos pedir que nunca nos falte, afinal não podemos ser vicentinos confiando apenas em nossos talentos e habilidades humanas, porque falharemos e muitos erros cometeremos. Ainda assim, não poucas vezes erramos e muito quando não ouvimos a voz de Deus e pesamos os julgamentos sem conhecer os fatos com profundidade.
A visita domiciliar aos pobres nos ensina que é preciso ir além do que apenas entregar algo, faz-se necessário sair do lugar de conforto e visitar, dar ouvidos, suar a camisa, carregar peso, gastar tempo e dedicar-se ao cuidado, estas ações trouxeram a SSVP até o ano de 2019, agora precisamos conhecer mais e aprofundar para dar continuidade a rede de caridade.
Deveríamos sempre nos lembrar que fazemos parte de uma Organização que precisa observar as leis, a Regra, as Instruções Normativas da SSVP e a hierarquia. O nosso principal objetivo que é socorrer, assistir e promover os mais necessitados. Não nos apeguemos aos bens materiais da SSVP, somos meros instrumentos, vamos ser vicentinos e não parecer que somos.
Peçamos de Deus, a graça de retornar as essências da SSVP, ao verdadeiro espírito missionário de conhecer as profundezas do coração humano, para que nunca nos faltem o amor e o entusiasmo do ardor caridoso que inflamou o coração de São Vicente de Paulo, do Beato Frederico Ozanam e seus amigos.
Aproveito para deixar o meu afetuoso abraço as crianças vicentinas e aquelas cuidadas pela SSVP, também minha estima aos professores e educadores pelo seu dia.
Por Confrade Wellington Geraldo da Silva Corrêa | 15º Presidente do CMBH/SSVP
Artigo publicado na Revista Vicentina Adoremos, ed. 1044, Outubro/2019