Mensagem do Presidente
Minha querida Família Vicentina,
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
A Virgem Maria é figura importante para os cristãos, afinal tornou-se o primeiro sacrário que carregou o Cristo Jesus, Emanuel – Deus Conosco.
Dentre tantas invocações marianas uma torna-se mais especial a todos os seguidores de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marilac: Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.
Em 1830, no Casa das Filhas da Caridade – fundado por São Vicente de Paulo e Santa Luisa, em Paris, após a Madre Superiora proferir ensinamentos sobre a vida do Pai da Caridade, a jovem noviça Catarina Labouré desejou ardentemente ver a Virgem Maria. Este foi o início de uma bela invocação que traz consigo a bonita devoção a Medalha Milagrosa, sobretudo aos enfermos e doentes.
Por duas vezes a Virgem Maria, Senhora das Graças, apareceu a Catarina que continuou sua rotina até última aparição em dia 27 de novembro de 1830. Ela estava na capela com as outras irmãs para as orações vespertinas, então viu a Virgem sobre um grande globo que simbolizava o mundo todo, mas principalmente a país e o tempo seria difícil para os pobres e para os refugiados das guerras na época.
A visão mudou e Maria apareceu com os braços estendidos e dedos ornados com anéis que irradiavam luz e com uma frase que dizia: “Oh, Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.” E a Virgem disse: “Faz cunhar uma medalha onde apareça minha imagem como a vês. Todos os que a usarem receberão grandes graças”.
Esta aparição nos ajuda a compreender que o amor de Deus se revela na pessoa de Maria, Mãe de Jesus, e ensina-nos que a oração é o canal, o meio, para obtermos aquilo que mais precisamos.
A história vicentina, desde então, mescla-se e confirma a materna proteção de Maria para o trabalho e serviço aos pobres. Depois desta aparição, em Paris, em 1833 Antônio Frederico Ozanam e mais 6 companheiros fundaram o que hoje fazemos parte: a Sociedade de São Vicente de Paulo.
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós! Que sua intercessão nos anime a seguir Jesus Cristo, na pessoa do pobre!
Grande abraço!
Confrade Wellington Corrêa
Presidente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da SSVP