Mensagem do Confrade Wellington Corrêa pelos 100 anos do CMBH
“Dai graças ao Senhor, porque ele é bom porque eterna é a sua misericórdia.” (Salmo 118)
pPrezados confrades e consócias,
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Peço licença a todos, neste momento, para rendermos graças a Deus pela nossa comunhão de amor e dedicação aos pobres por meio da Sociedade de São Vicente de Paulo e em especial do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da SSVP. Graças a misericórdia do Pai, que compadece de nossas fraquezas, temos a oportunidade da conversão diária e a busca pela santificação através da caridade, gratuita e livre.
São Vicente de Paulo é exemplo sempre atual de oração e organização da caridade, mas destaca-se sobretudo por sua capacidade de imaginação e humildade em favor dos mais pobres. Em seu tempo foi a voz e o rosto da Igreja denunciando as injustiças sociais e tornou-se grande formador das comunidades cristãs preocupando-se principalmente com os sacerdotes e os pobres. Homem íntegro dedicou com honestidade e transparência em servir os pobres.
O Beato Antônio Frederico Ozanam, fundador principal da Sociedade de São Vicente de Paulo, também nos inspira a seguir no propósito de reunir o mundo em uma grande rede de caridade. Possuía uma grande capacidade intelectual e múltiplos dons que iluminados por sua oração pessoal o conduziu, junto aos amigos e a família, a torná-lo homem santo.
Esse resgate de ícones da nossa fé nos ajuda a compreender que ao celebrar o Centenário do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da SSVP toda a missão vicentina está em servir com dignidade e honestidade os pobres, sobretudo com humildade. Nestes 100 anos deste Conselho, centenas de homens e mulheres se doaram por acreditarem no mandamento maior de Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”.
Este Centenário não é uma história somente de glórias, existem momentos obscuros, mas confiando na misericórdia de Deus pedimos perdão por aquilo que nós vicentinos, não realizamos como deveríamos. Somos irmãos nesta família, assim tornamo-nos corresponsáveis pelas conquistas e fracassos da SSVP. Este é, contudo, momento de colhermos inúmeras graças e termos gratidão por tudo que o Senhor nos confia. É tempo de jubileu!
Lembremos que somos meros instrumentos nas mãos de Deus e renovemos, meus irmãos e irmãs, nosso compromisso com Cristo de servir aos nossos irmãos mais necessitados com dignidade e inteligência, como fez São Vicente e Ozanam.
Que a Divina Providência, ilumine cada Conferência, Obra Unida, Conselho Particular e Conselho Central, funcionários e voluntários que dedicaram com amor a cuidar das pessoas, a transformar vidas.
Recebam meu fraternal abraço,
Confrade Wellington Geraldo da Silva Corrêa
Presidente do Conselho Metropolitano de Belo Horizonte da SSVP – Gestão 2017/2021